Links de Acesso

Senado Aprova Plano de Estímulo


No que é visto como uma importante vitória para o Presidente Barack Obama e os seus planos para a retoma da economia americana, o Senado dos Estados Unidos aprovou um plano de estímulo económico de 838 mil milhões de dólares.

O senado aprovou o projecto por 61 votos contra 37.

O projecto aprovado pelo Senado tem agora que ser reconciliado com uma versão ligeiramente diferente aprovada pela Câmara dos Representantes.

Nos últimos dias o presidente Obama tem estado a fazer uma campanha pela aprovação do plano tendo feito comícios para apelar directamente aos cidadãos americanos como meio de pressão para os legisladores acelararem os seus debates.


Secretàrio do Tesouro Anuncia Planos de Resgate Financeiro

Por outro lado o Secretàrio do Tesouro americano Timothy Geithner anunciou novos planos para estabilizar os sistemas bancários e financeiros do país naquilo que chamou de "segunda frente" pela estabilização económica.

Geither anunciou várias iniciativas que poderão custar mais de 1,5 trilião de dólares que incluem a comprar activos de valor duvidoso em posse dos bancos e que estão no centro da crise.

O governo vai também expandir o seu programa de empréstimos de 200 mil milhões de dólares para um trilião.

Parte desses fundos serão usados para ajudar proprietários de casas ameaçados com a penhora das mesmas. Geithener disse que os Estados Unidos vão expandir os seus esforços para além das suas fronteiras.

O secretário do tesouro disse ser sua intenção cooperar estreitamente com as principais económicas do mundo para se estabelecer "reformas alargadas do sistema financeiro internacional".

Geithener planeia reunir-se com os ministros das finanças do Grupo dos Sete (G-7) ainda esta semana em Itália.

O objectivo é preparar uma série de reformas antes da cimeira do G-20 em Abril.

Giethener disse que os Estados Unidos vão trabalhar estritamente com o Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional para que ambas as instituições possam ajudar os países em crise.

Dirigentes europeus têm vindo a apelar para uma revisão do sistema financeiro global e alguns deles propuseram a criação de uma nova instituição global para regulamentar os mercados financeiros.

XS
SM
MD
LG