Links de Acesso

Rebeldes de Darfur e Sudão Vão Reiniciar Negociações


Representantes do governo do Sudão e do principal grupo rebelde de Darfur vão iniciar conversações Terça-feira sobre meios de se retomar o processo de paz para o território.

Após conversações no Cairo com representantes do governo egípcio, um representante do Movimento para a Igualdade e Justiça disse as negociações se vão iniciar no Qatar.

A agencia oficial de notícias do Sudão, SUNA, disse que as duas partes vão discutir os parâmetros de um acordo que inclui um cessar-fogo. Esse acordo abriria caminho a uma diálogo para um acordo de paz final.

As conversações serão o primeiro encontro directo entre o governo e os rebeldes em mais de um ano.

Recentemente forças rebeldes e do governo estiveram envolvidas em combates pelo controlo da cidade de Muhajiriya no sul de Darfur. A cidade foi capturada pelos rebeldes em meados de Janeiro mas o exército governamental retomou a cidade na semana passada.

O Movimento para a Justiça e Igualdade é o grupo militarmente mais activo em Darfur onde uma rebelião eclodiu há seis anos.

Hoje segunda-feira homens armados não identificados abriram fogo contra um helicóptero das forças de paz em El Fasher no norte de Darfur.

Um porta-voz da ONU disse que não se registaram baixas mas que pára-brisas do helicóptero ficou seriamente danificado. O helicóptero estava a ser usado pela força de paz conjunta da ONU e da União Africana numa missão de abastecimento alimentar.

A ONU afirmado que a violência em darfur j}a causou a morte de mais duzentas mil pessoas. O Sudão afirma que o numero de mortos 'e substancialmente infeior afirmando que cerca de 10.000 pessoas j'a morreram no conf;licto,

Procuradroes do Tribunalpenal Internacional acusaram o presidente sudan^es Omar al-Bashir de orchestrar um genocídio e pediram a jmuízes do tribunal para emitirem um mandato de captura contra o chefe de estado sudan^es.

O Sudão recusa-se a cooperar com o tribunal.

XS
SM
MD
LG