Links de Acesso

ÚLTIMAS DE WASHINGTON


A taxa de desemprego nos Estados Unidos aumentou substancialmente no mês de Janeiro com a maior economia mundial perdendo o maior número de empregos desde 1974.Segundo o Departamento do Trabalho, no primeiro mês deste ano a economia perdeu 598 mil postos de trabalho no momento em que os efeitos da recessão se abateram especialmente nos sectores da indústria e da construção. A taxa de desemprego atinge agora os 7,6% o índice mais elevado dos últimos 16 anos com cerca de 11 milhões e 600 mil americanos oficialmente desempregados. Os economistas dizem que a elevada taxa de desemprego vai ter repercussões ainda mais negativas para a economia americana diminuindo a confiança e reduzindo os gastos dos consumidores.

Israel deporta 18 pessoas que tentavam ajudar palestinianos


Israel decidiu deportar 18 pessoas que se encontravam a bordo de um navio apresado ontem quando tentava entregar auxílio humanitário libanês para a Faixa de Gaza. Um porta-voz israelita disse que a maior parte dessas pessoas foram deportadas para a Síria através da fronteira nos montes Golã e que alguns foram enviados de avião para Londres. A mesma fonte acrescentou que as autoridades israelitas estavam a fazer um balanço do carregamento antes de enviarem a mercadoria para a Faixa de Gaza. Não foram encontradas armas a bordo.

Secretário-Geral da ONU no Iraque

O secretário-geral das Nações Unidas Ban Ki Moon encontra-se em Bagdad para conversações com os líderes iraquianos acerca das eleições provinciais de sábado passado. Porta-vozes das Nações Unidas e do Iraque afirmaram que o secretário-geral se encontrava no país em sinal de apoio ao Iraque e para felicitar os iraquianos pela realização de eleições pacíficas. Ban Ki Moon encontrou-se com o primeiro-ministro iraquiano Nouri al-Maliki cujo partido conseguiu importante vitória eleitoral. Entidades oficiais da ONU estiveram, envolvidas no planeamento do escrutínio que foi a consulta eleitoral mais pacífica no Iraque desde a invasão do país em 2003. Esta votação está a ser considerada como um referendo às políticas de al-Maliki a poucos meses das eleições legislativas iraquianas.

Zimbabué: tribunal ordena libertação de líder da oposição


Uma ordem judicial no Zimbabué ordenou hoje a libertação de um destacado líder oposicionista que enfrentava alegações de traição, passíveis de pena capital, afirmando haver erros processuais relativamente ao caso.A Juiza Olivia Mariga disse que lhe parecia que a acusação não preparou o seu caso contra o Secretário-Geral do Movimento para a Mudança Democrática, Tendai Biti. Disse ainda ter encontrado dificuldades de carácter técnico ligadas a prisão de Tendai Biti. A oposição rejeitara as alegações contra Biti acusado de ter orquestrado um golpe de estado, afirmando que o processo foi inventado pelo partido do Presidente ZANU-FP.

Darfur: mais de 30 mil pessoas fogem das suas casas

As Nações Unidas afirmam que mais de 30 mil civis fugiram das suas casas na zona sul de Darfur onde as tropas do governo sudanês e dos rebeldes travaram recontros recentemente. Toby Lanzer, o coordenador do programa humanitário disse hoje que as agências de ajuda estão a tentar transportar assistência para as vitimas recentemente desalojadas. O conflito de seis anos tem forcado um número calculado em três milhões de pessoas a abandonarem as terras e casas. Na quinta-feira, um destacado diplomata sudanês afirmou que o Conselho de Segurança das Nações Unidas deve tentar qualquer medida legal possível para levar a julgamento o presidente do Sudão.




XS
SM
MD
LG