Links de Acesso

ÚLTIMAS DE WASHINGTON


As autoridades no Iraque anunciaram que um bombista suicida matou pelo menos 12 pessoas no norte da província de Diyala. O ataque ocorreu numa altura em que se aguardam os resultados das eleições provinciais de sábado passado. Dados oficiais mas ainda provisórios deverão ser anunciados no final do dia de hoje, e os deputados já fizeram saber que eles são favoráveis à coligação liderada pelo primeiro-ministro Nouri al-Maliki. As autoridades reforçaram entretanto o controlo na província ocidental de Anbar, onde lideres tribais sunitas alegam a existência de fraude nas eleições.

Nigéria: grupo armado ataca plataforma petrolífera

Na Nigéria, um grupo armado atacou uma embarcação de uma companhia petrolífera matando uma pessoa e ferindo outra. O ataque verificou-se hoje junto a uma plataforma petrolífera da companhia Addax Petroleum. Ataques e raptos nas regiões petrolíferas nigerianas têm vindo a aumentar ultimamente apesar dos esforços do governo para conter os militantes. Entretanto o sindicato dos trabalhadores petrolíferos nigerianos ameaçou desencadear uma greve a não ser que o governo melhore a segurança na região do Delta do Níger rica em petróleo.

Mudanças climáticas vão aumentar pobreza

O Secretário-geral das Nações Unidas Ban Ki-moon disse que as mudanças climáticas vão aumentar a pobreza, desestabilizar economias e gerar a insegurança, a menos que o mundo tome medidas para travar esses problemas.Ban Ki-moon falava na abertura de uma conferência de três dias sobre o desenvolvimento sustentável em Nova Deli. Ele disse que as mudanças climáticas ameaçam os objectivos de desenvolvimento, e apelou aos líderes políticos do mundo a unirem-se em torno de um acordo visando a redução de emissões de dióxido de carbono. As Nações Unidas afirmaram que a fraca capacidade dos governos dos países da África Oriental e a pobreza dos sistemas judiciais fazem da região uma das mais vulneráveis no que se refere aos crimes organizados e transfronteiriços. A Agência das Nações de Combate ao Crime e a Droga disse que os conflitos, a pobreza e a falta de coordenação entre os Estados têm igualmente contribuído para uma tal situação. O director desta agência, Francis Maertens disse que esses problemas estão em relação com o aumento dos tráficos de drogas, de armas e de pessoas e espécies animais, e também de lavagem de dinheiro.

Malawi: cólera mata 52 pessoas

No Malawi, um surto de cólera já causou a morte de pelo menos 52 pessoas tendo sido registados mais de mil casos desde Novembro. 32 das mortes ocorreram na capital Lilongwe. O governo está entretanto a tomar medidas de emergência para tentar controlar a situação. No vizinho Zimbabué uma epidemia de cólera já vitimou mais de 3 mil pessoas. Segundo a Organização Mundial de Saúde os dois surtos não estariam relacionados.

Obama afirma que religião deve unir

O presidente americano Barack Obama afirmou hoje que as diferenças religiosas devem unir as pessoas e não criar divisões. Obama disse que a fé que motiva as pessoas pode promover um bem maior e não há nenhum Deus que perdoe aquele que mata um inocente ser humano. Barack Obama fez essas afirmações por ocasião do Dia Nacional de Oração, um acontecimento anual em Washington que reúne membros do Congresso dos Estados Unidos e líderes mundiais.

XS
SM
MD
LG