Links de Acesso

Raul Castro em Angola


O presidente cubano Raul Castro está em Angola para uma visita que visa fortalecer a cooperação entre os dois países. As relações entre Cuba e Angola datam de 1975, quando Havana iniciou a ajuda militar ao Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), liderado por Agostinho Neto, na luta pela manutenção do poder, então disputado pela União Nacional para a Independência de Angola (UNITA), e pele Frente Nacional de Libertação de Angola, FNLA.

Cuba enviou milhares de solados para Cuba que durante anos foram o baluarte militar do governo do MPLA. A sua retirada militar de Cuba foi alcançada como parte de um acordo mediado pelos Estados Unidos envolvendo a retirada da África do Sul da Namíbia.

Além do sector militar, Cuba também deu um apoio decisivo a Angola nas áreas da Saúde e da Educação, tendo desde 1976 passado por Angola cerca de 10 mil médicos, enfermeiros e pessoal técnico, enquanto o ensino mobilizou um total de 16.500 professores cubanos, tendo mais de 10 mil jovens angolanos feito os seus cursos em Cuba, com bolsas de estudo.

De Luanda o Venâncio Rodrigues enviou a reportagem.

XS
SM
MD
LG