Links de Acesso

As Últimas de Washington


O candidato a Secretário da Saúde proposto pelo presidente Barack Obama foi forçado a desistir da nomeação, depois de ter sido questionado por uma comissão do Senado acerca de 120 mil dólares em impostos pagos fora do prazo.

A Casa Branca anunciou que o presidente Obama aceitou "com tristeza" a retirada da candidatura do antigo senador Tom Daschle.

Na segunda-feira, Daschle enviara uma carta à Comissão de Finanças do Senado pedindo desculpas pelo que designou por "enganos não intencionais" no pagamento dos seus impostos. Aquele antigo líder dos democratas no Senado admitiu publicamente estar "profundamente envergonhado e desapontado" pelos erros que cometeu.

Hillary Recebe Miliband

A Secretária de Estado americana, Hillary Clinton, recebeu o seu homólogo britânico, David Miliband, tendo debatido a questão do Afeganistão, o conflito israelo-palestiniano e a situação nuclear iraniana.

Hillary reuniu-se, também na terça-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier.

Estes foram os primeiros encontros a nível ministerial de Hillary Clinton desde que assumiu a Secretaria de Estado.

Périplo Africano do Presidente Chinês

O presidente chinês, Hu Jintao, inicia, na próxima semana, um périplo que o levara à Arábia Saudita e a quatro outras nações africanas.

O porta voz do ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Jiang Yu, identificou os quatro destinos do itinerário africano do líder chinês , como sendo o Mali, as Ilhas Maurícias, o Senegal e a Tanzânia.

Ainda de acordo com aquele porta voz,com a visita, o presidente Hu Jintao, pretende ver reforçado os laços entre Pequim e os cinco países africanos .

O périplo africano do líder chinês, terá inicio já na próxima terça feira.

A China tem nos últimos anos procurado reforçar os laços de cooperação comercial com varias nações africanas, com o propósito de consolidar a sua economia em franco crescimento.

Pequim foi anfitriã em 2006, do Fórum de Cooperação China/África, evento que reuniu líderes de 48 Estados africanos e que culminaria no acordo de estabelecimento de uma nova parceria estratégica entre a China e o continente africano.

Números recentemente avançados por Pequim mostram que o comércio entre a China e a África atingiu, em 2007, a fasquia dos 73 mil milhões de dólares, perspectivando-se que o seu crescimento venha a superar os 100 mil milhões de dólares de 2008.

Paquistão: Rebeldes Destroem Ponte

Funcionários paquistaneses disseram que rebeldes fizeram explodir uma ponte no noroeste do Paquistão, cortando a linha de abastecimento das forcas da NATO que operam no vizinho Afeganistão.

A ponte de ferro, de 30 metros de comprimento, foi destruída resultando na interrupção do tráfego na área.

Funcionários governamentais disseram, entretanto, estar em curso a reparação daquela infra-estrutura, pelo que se espera que a mesma venha a ser reaberta ao tráfego, o mais tardar, esta quarta feira.

A rota alternativa para o abastecimento das forças da NATO, no Afeganistão, está localizada mais a Sul do Paquistão.

Num outro desenvolvimento, militares paquistaneses disseram ter abatido, pelo menos, 35 rebeldes no Vale de Swat, no sudoeste do país.

De acordo com militares, as forças governamentais alvejaram os militantes extremistas durante um raide nocturno à localidade de Khawaza Khela, no Vale de Swat.

Somália: Rebeldes Ameaçam

Na Somália, um grupo rebelde prometeu intensificar os ataques contra as forças de manutenção de paz da União Africana, um dia depois de funcionários somalis terem acusado os capacetes azuis africanos de dispararem a queima-roupa e terem morto, pelo menos, 18 elementos da população civil, em Mogadixo.

O porta-voz do Al Shabab, Sheikh Mukhtar Robow, disse que o seu grupo vai expulsar as tropas africanas, a menos que os mesmos queiram se retirar da Somália, de forma voluntária.

Robow falava em Baidoa, a sede do Parlamento somali, cidade que o Al Shabab capturou, recentemente, expulsando as forças do governo interino somali.

Entretanto, o porta-voz das forças da União Africana desmentiu as alegações de que os capacetes azuis africanos teriam disparado, ontem, em Mogadixo, contra civis indefesos.

O major Bahuko Baridgye disse que as vítimas civis foram causadas pela explosão de uma bomba colocada à berma da estrada e que foi detonado à passagem de uma coluna das tropas africanas.

Relacionados

XS
SM
MD
LG