Links de Acesso

As Últimas de Washington


Funcionários sul-coreanos anunciaram que a Secretária de Estado, Hillary Clinton, vai deslocar-se a China, Japão e Coreia do Sul como parte de uma digressão pelo nordeste asiático.

Os mesmos funcionários anunciaram hoje que os pormenores da viagem ainda não foram finalizados. Notícias indicam que Hillary Clinton devera fazer a viagem em meados de Fevereiro.

Com as conversações hexapartidas sobre o desarmamento nuclear da Coreia do Norte paralizadas, a visita de Clinton a região vai ocorrer numa altura delicada.

Na semana passada, Clinton descreveu as conversações como essenciais, afirmando que elas têm não só ajudado os participantes a dialogar sobre as armas nucleares norte-coreanas, mas também sobre outros assuntos.

Hillary Clinton disse também que a nova administração americana continuará a dar passos que entender sejam apropriados para lidar com o problema nuclear da Coreia do Norte.

Afeganistão: Bombista Mata 25 Polícias

As autoridades afegãs anunciaram que um bombista suicida matou 25 polícias no Sul do Afeganistão.

O chefe da polícia da Província de Uruzgan anunciou que o bombista entrou num centro de treino da polícia na capital provincial, na segunda-feira, fardado de polícia. Depois de entrar no recinto o autor do atentado accionou o explosivo que trazia amarrado ao corpo.

Para além dos mortos registaram-se vários feridos entre os polícias que se encontravam no centro de treino.

Rebeldes taliban reivindicaram responsabilidade pelo atentado.

Gadhafi, Líder da União Africana

O novo presidente da União Africana, o líder líbio Moammar Gadhafi, disse que vai usar a sua posição para pressionar a favor da criação dos Estados Unidos de África, apesar da ideia ter sido rejeitada pelos membros daquela organização, no domingo.

Gadhafi falava após ter sido eleito presidente da União Africana Segunda-feira na cimeira da organização realizada na capital etíope, Addis Abeba.

Ban Ki-moon Defende Darfur

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que os "capacetes azuis" vão permanecer numa localidade de Darfur controlada por elementos rebelde, apesar do pedido feito pelas autoridades sudanesas para se retirarem.

Numa intervenção produzida na Cimeira da União Africana, na Etiópia, Ban sublinhou que os "capacetes azuis" vão continuar a desempenhar a sua missão na localidade de Muhajiriya.

Os comentários ocorreram na altura em representantes da União Africana em Darfur revelavam a ocorrência de operações aéreas nas proximidades daquela localidade.

Ruanda: Prisão Perpétua Para Genocida

Um tribunal de apelação confirmou a pena de prisão perpétua imposta a um antigo membro do governo ruandês, acusado de assassinar tutsis durante o genocídio de 1994 no Ruanda.

O Tribunal Penal Internacional para o Ruanda sentenciou François Karera a prisão perpétua em Dezembro de 2007 por genocídio e crimes contra humanidade.

O tribunal de apelação sediado na Tanzânia manteve a sentença numa decisão agora anunciada.

O tribunal disse que Karera continuará preso em Arusha, na Tanzânia, até ser transferido para um país onde irá cumprir a sua sentença.

O tribunal não especificou que país.

Phelps: Acto de Contrição

O conhecido nadador Americano Michael Phelps emitiu um pedido de desculpas depois de um jornal britânico ter publicado uma fotografia do atleta a fumar marijuana.

Phelps, que venceu oito medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, no ano passado, admitiu que a fotografia era verdadeira e disse ter-se envolvido naquilo que qualificou como "comportamento lamentável que demonstrou falta de bom senso".

Aparentemente, o incidente ocorreu em Novembro numa festa numa universidade, no Estado da Carolina do Sul.

O Comité Olímpico dos Estados Unidos emitiu um comunicado afirmando que Phelps estava consciente das suas responsabilidades em dar um exemplo positivo, tendo falhado em cumprir essas responsabilidades.

Relacionados

XS
SM
MD
LG