Links de Acesso

ÚLTIMAS DE WASHINGTON



No Iraque realizaram-se hoje eleições consideradas como um teste crucial à estabilidade do país. Não se registaram incidentes de maior. Nas primeiras eleições provinciais desde 2005, os iraquianos escolheram representantes de 14 dos 18 conselhos locais. Mais de mil e 400 candidatos disputavam os 440 lugares em liça. As autoridades iraquianas apertaram entretanto as medidas de segurança fechando os aeroportos e as fronteiras nacionais e restringindo o trânsito automóvel nas cidades. O primeiro-ministro Nouri al Maliki congratulou-se entretanto com a afluência de eleitores às urnas afirmando que isso demonstrava confiança no governo. Presume-se que estas eleições tenham atraído um grande número de sunitas que boicotaram as últimas eleições provinciais o que poderia alterar a balança do poder nalgumas províncias iraquianas.

Obama preocupado com crise económica

O presidente americano Barack Obama afirmou na sua alocução semanal pela rádio que tinha boas e más notícias acerca da crise económica com que o país se debate. As más notícias, disse ele, é que os americanos estão confrontados com uma convulsão económica sem precedentes apontando um novo relatório do governo demonstrando que a economia nacional verificou uma contracção de cerca de 4% no final do ano passado. Quanto às boas notícias, disse o presidente americano, é que a sua administração estava a analisar uma nova perspectiva para ajudar a revitalizar o periclitante sector financeiro do país. O presidente Obama apelou igualmente ao senado para que aprovasse o plano de recuperação económica destinado a salvar ou a criar 3 milhões de empregos nos próximos anos. Aquele plano de estímulo económico no valor de 800 mil milhões de dólares foi aprovado esta semana pela Câmara dos Representantes.

Suíça: manifestantes confrontam-se com polícia

Em Genebra, na Suíça, centenas de manifestantes desceram às ruas protestando contra o modo como está a ser gerida a resposta à actual crise económica. Entidades oficiais afirmaram que as manifestações degeneraram em violência quando a polícia fechou uma rua do centro da cidade. Os manifestantes começaram a atirar garrafas contra a polícia que ripostou com gás lacrimogéneo.

Japão vai apoiar recuperação económica na Ásia

O Japão comprometeu-se em participar com 17 mil milhões de dólares em ajuda ao desenvolvimento a outros países asiáticos. Aqueles fundo deverão ser aplicados em construção de infra-estruturas para tentar fomentar o crescimento económico. Falando hoje no Fórum Económico Mundial a decorrer em Davos na Suíça, o primeiro-ministro japonês Taro Aso reiterou igualmente a promessa da concessão de um empréstimo de cem mil milhões de dólares ao Fundo Monetário Internacional.

Faixa de Gaza: cessar-fogo continua frágil

Fontes militares israelitas afirmaram que militantes palestinianos dispararam hoje um rocket a partir da Faixa de Gaza que atingiu o sul de Israel sem contudo ter causado vítimas. Tratou-se do terceiro ataque do género em cerca de duas semanas desde o inicio das tréguas entre as forças israelitas e os militantes do Hamas na Faixa de Gaza. Na sexta-feira, o enviado especial americano ao Médio Oriente, George Mitchell advertiu que ainda se assistiriam a revezes nos esforços de paz na região. Mitchell acrescentou que era importante consolidar o cessar-fogo respondendo paralelamente às necessidades humanitárias na Faixa de Gaza.

Somália: novo presidente já tomou posse

Na Somália, o líder islâmico moderado Sharif Sheik Ahmed, tomou hoje posse do cargo de presidente. Durante uma votação hoje em Djibouti Sheik Ahmed conseguiu 293 votos contra 126 do filho do antigo presidente Siad Barre. O novo presidente sucede a Abdulai Yussuf Ahmed que se demitiu em Dezembro passado na sequência de vários meses de convulsões políticas. Os legisladores somalianos reuniram-se em Djibuti devido à instabilidade na Somália.

Austrália: vaga de calor sem precedente

O sul da Austrália está a debater-se com uma perigosa vaga de calor que já causou a morte de pelo menos 20 pessoas. De facto, temperaturas acima dos 46 graus centígrados estão a afectar os estados de Victoria e de South Austrália pelo 4 dia consecutivo. Por outro lado, a segunda maior cidade australiana Melbourne registou uma temperatura recorde de 43 graus. Trata-se da pior vaga de calor dos últimos 100 anos na Austrália.

XS
SM
MD
LG