Links de Acesso

Bósnia expulsa embaixador da Guiné-Bissau


A Bósnia Herzegovina declarou hoje o embaixador não-residente da Guiné-Bissau naquele país "persona non grata" devido à sua alegada implicação em actividades criminais.

O ministro dos negócios estrangeiro bósnio, disse que aquele diplomata oeste africano, identificado como Desidério Ostrogon da Costa deve por conseguinte abandonar o pais num prazo de 24 horas.Entretanto a ministra dos negocios estrangeiros guineense Adiato Nandigna disse hoje a uma radio guineense que foi informada pelos jornalistas da situacao do embaixador guineense na Bosnia. Nandigna acrescentou que so amanha podera comentar o caso.

De acordo com o porta-voz da presidência bósnia, Irena Kljajic, as autoridades daquele pais europeu tinham decidido expulsar o diplomata guineense devido à sua implicação em actividades criminais, que entretanto não especificou.

Em Novembro de 2003, Desidério Ostrogon da Costa foi detido pela polícia croata que o acusou de ter usado falsos documentos para se acreditar como encarregado de Negócios da Guiné-Bissau na Croácia em Novembro de 1999.Na altura, a Interpol tomou conta da investigação.

A mais recente informação sobre Desidério Ostrogon da Costa remonta a 2003 e dá conta da sua hospitalização em Zagreb após ter sido detido. As circunstâncias da sua libertação nunca foram tornadas públicas.

Entretanto a VOA contactou a propósito a recém-empossada ministra dos negócios estrangeiros guineense, Adiatu Nandigna que prometeu o mais tardar até amanhã uma posição pública de Bissau sobre a questão.

XS
SM
MD
LG