Links de Acesso

Hillary Clinton Equaciona Nova Politica Externa Americana



A secretária de Estado americana Hillary Clinton afirmou que, com a nova administração Obama, o Irão tem uma clara oportunidade de levar a cabo um diálogo significativo com os Estados Unidos e com o resto da comunidade mundial. Clinton reiterou as recentes declarações do presidente americano de que a sua administração estava pronta a entabular um diálogo directo com o Irão.

Deu, contudo, a entender que seria preferível se Teerão desse o primeiro passo. Durante uma troca de impressões informal com jornalistas no Departamento de Estado, Clinton afirmou que a nova administração estava a rever a politica do ex-presidente Bush para com o Irão que limitou os contactos com esses países a conversações multilaterais.

Segundo a chefe da diplomacia americana o próprio governo iraniano poderá influenciar as conclusões dessa revisão." Tal como o presidente disse na sua entrevista à televisão "Al-Arabia", existe uma clara oportunidade para os iranianos para demonstrarem alguma vontade de se envolverem num diálogo significativo com a comunidade internacional", afirmou Clinton.

Clinton acrescentou que os cinco países membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha, voltarão a reunir-se para a semana pela primeira vez desde a tomada de posse do presidente Obama para avaliar as negociações nucleares com o Irão.

Aquelas reuniões no âmbito das Nações Unidas são um dos veículos diplomáticos que a administração Obama continuará a usar. A secretária de estado americana acrescentou que as conversações hexa-partidas patrocinadas pela China sobre o programa nuclear norte-coreano constitui outro fórum positivo. "Acho que as conversações hexa-partidas são essenciais. Elas têm sido não apenas um fórum útil para os participantes abordarem os desafios do programa nuclear norte-coreano e de outras questões da agenda norte-coreana. No âmbito dessas conversações têm-se realizado encontros bilaterais entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte. Vamos continuar a dar passos que consideramos eficazes", declarou a secretária de estado americana.

Em relação ao Médio Oriente, a nova secretária de Estado afirmou que quaisquer decisões só seriam tomadas depois do regresso do enviado especial americano ao Médio Oriente George Mitchell. Acrescentou, contudo, que um cessar-fogo durável entre Israel e o movimento Hamas, assim como a resposta às necessidades humanitárias na Faixa de Gaza eram objectivos a curto-prazo da administração Obama.

XS
SM
MD
LG