Links de Acesso

As Últimas de Washington


O presidente Barack Obama disse esperar que o Congresso aprove o novo massivo pacote económico dentro das próximas semanas a fim de ajudar a estimular a periclitante economia americana.

Obama reuniu-se, sexta-feira, com destacados líderes democratas e republicanos, no Congresso, tendo-os advertido de que a economia americana se encontra num estado de crise sem precedentes, mas que espera que o seu novo plano de recuperação económica possa criar três milhões de novos postos de trabalho. Afirmou ainda que o Congresso poderá aprovar o plano até meados de Fevereiro.

O presidente Barack Obama salientou ainda a necessidade para uma maior responsabilidade e transparência a fim de assegurar que o plano de apoio financeiro seja utilizado de uma forma apropriada.

Por outro lado, o líder da minoria da Câmara dos Representantes, o congressista republicano John Boehner, disse aos jornalistas, na Casa Branca, haver unanimidade quanto à necessidade de se tomarem medidas para enfrentar a situação da economia americana, mas que estava preocupado acerca da dimensão da proposta, notando que alguns aspectos da mesma não têm nada a ver com o estímulo económico.

Os republicanos têm posto em dúvida a questão de se saber se o plano de recuperação, orçado em 825 mil milhões de dólares, preparado pelos Democratas, irá atingir os objectivos em vista, ou seja a criação de empregos, e a recuperação da economia americana.

Gillibrand Substitui Hillary

O governador do Estado de Nova Iorque nomeou a congressista Kirstin Gillibrand, para preencher o lugar deixado vago pela senadora Hillary Clinton, que acaba de ser nomeada Secretária de Estado.

O governador David Paterson disse, sexta-feira, a jornalistas, que designou a congressista Gillibrand, uma democrata no seu segundo mandato na Câmara dos Representantes, para ocupar a cadeira de Hillary Clinton, tendo adiantado ser esta a melhor pessoa para o posto, elogiando-a pelo seu trabalho no Congresso em questões orçamentais e nas questões dos cuidados de saúde.

Kirstin Gillibrand foi uma escolha surpreendente para muitos americanos tendo em vista muitos outros candidatos de grande prestígio que cobiçavam o posto. Mas, na quarta-feira, um dos candidatos mais destacados, Caroline Kennedy, a filha do malogrado presidente Kennedy, fez saber que deixara de estar interessada no lugar.

Um outro candidato de alto mérito para a posição era o Procurador-Geral do Estado de Nova Iorque, Andrew Cuomo.

Hillary Clinton abandonou a seu lugar no Senado, depois do presidente Barack Obama a ter designado para ocupar o cargo de Secretária de Estado na sua Administração.

Foto de Fidel Castro

O governo da Argentina tornou pública uma foto de Fidel Castro, a primeira do antigo líder cubano tornada pública nos últimos dois meses.

A referida foto, tornada pública esta sexta-feira, mostra Castro com uma expressão séria, olhando de frente para a câmara, de pé ao lado da presidente Cristina Kirchner Fernandez.

Cristina Kirchner visitou Cuba no início da semana e avistou-se com Fidel Castro durante cerca de 30 minutos. Kirshner disse a jornalistas que Fidel tinha muito bom aspecto.

O ex-dirigente cubano não foi visto em público desde que foi operado em Julho de 2006. Num artigo assinado por si e publicado recentemente na internet, Fidel, de 82 anos de idade, diz que a sua saúde se está a deteriorar e que em breve não será capaz de acompanhar as questões da actualidade noticiosa.

Zimbabué: Marcada Nova Cimeira

Os líderes da África Austral vão reunir-se numa cimeira, na África do Sul, na próxima segunda-feira, um encontro destinado a fazer reviver as conversações destinadas a formar um governo de unidade nacional no Zimbabué. Mas, as partes envolvidas nas conversações não estão optimistas, notando que as posições entre as partes envolvidas têm endurecido desde a assinatura do acordo sobre a partilha do poder assinado há quatro meses atrás.

Quénia: Remodelação Governamental

O presidente do Quénia, Mwai Kibaki, nomeou dois aliados para o seu governo, incluindo uma controversa figura acusada num escândalo de corrupção.

Trata-se de Uhuru Kenyatta, filho do primeiro presidente queniano, Jomo Kenyatta, nomeado ministro das Finanças, e Amos Kimunya, como ministro do Comércio.

Kimunya demitiu-se de ministro das Finanças em Julho do ano passado, após acusações de corrupção que envolveram a venda de um hotel de luxo propriedade do governo.

Nkunda Preso no Ruanda

O líder rebelde congolês Laurent Nkunda foi preso no Ruanda.

As autoridades ruandesas disseram que Nkunda foi detido na, quinta-feira, quando atravessou a fronteira do Congo para o Ruanda.

Entidades militares disseram que Nkunda, da etnia Tutsi, fugiu da cidade de Bunagana, onde tentou resistir a uma operação militar conjunta de forças ruandesas e congolesas.

Numa decisão surpreendente, vários milhares de soldados ruandeses entraram no Congo, no início da semana, para ajudar as forças congolesas a desarmarem rebeldes hutu ruandeses. Os rebeldes hutus são acusados de levarem a cabo o genocídio de 1994 no Ruanda. Nkunda afirmava que estava a proteger as comunidades Tutsis no Congo de extremistas Hutus.

Os rebeldes de Nkunda têm estado repetidamente envolvidos em confrontos com forças governamentais na parte Leste do Congo, desde o colapso de um acordo de paz o ano passado.

Mísseis Americanos Contra o Warzistão

Os serviços secretos paquistaneses dizem terem detectado dois ataques com mísseis disparados pelos EUA contra as regiões tribais junto à fronteira com o Afeganistão.

As autoridades paquistanesas adiantam que o primeiro provocou a morte de, pelo menos nove pessoas, no Warzistão do Norte. Entre os mortos contam-se militantes estrangeiros.

Horas mais tarde, um segundo míssil atingiu o Warzistão do Sul, não havendo ainda notícia do seu impacto.

EUA: Experiências com Células Estaminais

Uma companhia de biotecnologia dos Estados Unidos anunciou ter sido autorizada pela Administração dos Alimentos e Medicamentos a efectuar os primeiros ensaios humanos com células estaminais embrionárias.

A Geron Corp., sediada na Califórnia, planeia iniciar testes clínicos com células estaminais para regenerar tecido nervoso em 10 pacientes com lesões graves na medula espinal.

O presidente da companhia, Thomas Okarma, afirmou que isso assinala o inicio do que e potencialmente um novo capitulo em terapêuticas medicas.

As células estaminais embrionárias podem desenvolver-se em qualquer célula do corpo humano. Cientistas têm esperança de as usar para criar tecidos substitutos para tratar várias doenças. Contudo, a investigação e controversa porque embriões são destruídos para obter células estaminais.

O antigo presidente George W. Bush restringiu os fundos federais para a investigação envolvendo células estaminais embrionárias humanas, mas o presidente Barack Obama devera relaxar aquelas restrições.

Jong Il Recebe Enviado Chinês

O dirigente norte-coreano Kim Jong Il avistou-se com um enviado chinês, no seu primeiro contacto com uma entidade estrangeira em mais de seis meses.

Os meios de comunicação social chineses e norte- coreanos referem que Kim recebeu em Pyogyang com Wang Jiarui, o presidente do Departamento de Ligação Internacional do partido Comunista chinês.

Os meios de informação da Coreia do Norte publicaram fotos do encontro sem qualquer imagem de vídeo.

Massacre em Província Iraquiana

Funcionários iraquianos disseram que homens armados mataram, pelo menos, oito membros de uma família sunita na conturbada província de Diyala.

Os mesmos funcionários acrescentaram que, pelo menos, cinco mulheres e uma criança estão entre os mortos causados pelo ataque na cidade de Balad Ruz.

Diyala, no centro do Iraque, é considerada uma das mais perigosas áreas do país, operando nela a al-Qaida e vários grupos de insurrectos.

Caçador Furtivo Abatido no Quénia

Entidades quenianas da Vida Selvagem indicaram pensar que um caçador furtivo armado, que esteve na origem de uma série de mortes de animais, foi abatido no parque de Tsavo.

Uma declaração do Serviço da Vida Selvagem do Quénia refere que os guardas encontram o indivíduo e um cúmplice durante uma patrulha de rotina.

O mesmo documento sublinha que os dois indivíduos estavam a espera dos animais numa nascente quando foram descobertos.

Registou-se um confronto armado tendo o segundo caçador furtivo fugido.

Relacionados

XS
SM
MD
LG