Links de Acesso

ULTIMAS  DE WASHINGTON



O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Angola disse que o Papa Bento XVI vai visitar o pais entre os dias 20 e 23 de Marco próximos, assinalando os 500 anos da evangelização de Angola.

Bento XVI anunciara anteriormente que iria visitar os Camarões e Angola mas não fornecera pormenores.

As autoridades no Vaticano anunciaram que o Papa iria fazer uma escala nos Camarões para participar nas preparações da reunião dos Bispos, prevista para o próximo mês de Outubro.

A Igreja Católica indicou que iria ter em consideração especial as questões da igreja africana em 2009.

O Catolicismo, disse ainda o Vaticano, registará uma expansão dramática no Continente Africano ,atingindo mais de 140 milhões de fieis, nos últimos 100 anos.

Zimbabué: Tsvangirai manifesta confiança

O líder da oposição no Zimbabué, Morgan Tsvangirai, afirmou estar confiante de que ele e o presidente Robert Mugabe possam alcançar um acordo de partilha do poder durante na cimeira da SADEC na próxima semana, na África do Sul.

Tsvangirai e Mugabe reuniram-se na segunda-feira durante 12 horas com lideres da África Austral, mas não conseguiram chegar a acordo para formar um governo de unidade nacional.

As conversações encontram-se num impasse desde Setembro do ano passado, enquanto o Zimbabué luta com falta de alimentos, uma inflação gigantesca e uma epidemia de cólera que já matou perto de 3 mil pessoas e infectou quase 50 mil outras.

Darfur: Sudão pede para ser ouvido

Um alto responsável do Sudão apelou ao presidente Americano Barack Obama a ouvir as posições do país sobre o Darfur e outras questões nacionais.

O conselheiro presidencial Mustafa Osman Ismail disse que a administração Obama deveria ouvir o Sudão e outras vozes no mundo islâmico, se quiser melhorar a imagem dos Estados Unidos no estrangeiro.

O antigo presidente George Bush tinha qualificado a situação em Darfur de genocídio, uma acusação que o governo sudanês rejeita.

No seu comentário publicado pela imprensa sudanesa nesta quinta-feira, Ismail disse também que o partido no poder no Sudão está pronto para aquilo que chamou de "complots ou desafios", se o Tribunal Penal Internacional decretar o mandato de captura contra o presidente Omar al-Bashir.

Praga de lagartas ameaça África Ocidental

As Nações Unidas alertaram para o facto de enxames de lagartas vorazes na região norte da Libéria poderem espalhar-se por outros países e provocar uma crise alimentar regional.

A FAO precisou que as lagartas cujo número ascende a dezenas de milhões estão a avançar, devorando no seu caminho todas as plantas e outras culturas alimentares.

A agência adianta que a menos que as lagartas sejam contidas, podem alastrar à Guiné, à Serra Leoa, e à Costa do Marfim, o que constituiria uma ameaça aquela região que já se encontra numa situação alimentar precária.

Faixa de Gaza: Israel não afasta hipótese de recomeço das hostilidades

A ministra israelita dos negócios Estrangeiros, Tzipi Livni, disse que Israel poderá recomeçar acções militares na Faixa de Gaza para impedir que contrabandistas ajudem militantes do Hamas a rearmarem-se.

Livni afirmou hoje que Israel se reservava o direito de lançar mais ataques contra túneis usados para introduzir ilegalmente armas e outros bens na Faixa de Gaza a partir do Egipto.

O exército israelita destruiu uma vintena de túneis durante a ofensiva de 22 dias contra os militantes do Hamas em Gaza e que terminou no domingo. Centenas de palestinianos juntaram-se hoje para tentar reparar os túneis danificados que passam por debaixo da fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egipto.

Israel disse ter obtido garantias de ajuda dos Estados Unidos, União Europeia e Egipto para fazer parar o contrabando de armas para o Hamas.

China: 2 pessoas condenadas à morte por venderem leite contaminado

Um tribunal na China condenou duas pessoas à morte e duas outras a prisão perpétua pelos seus papéis na produção e venda de leite contaminado que matou seis crianças.

As sentenças de hoje são as primeiras a serem aplicadas na China no âmbito do escândalo do leite contaminado com melanina que levou perto de 300 mil crianças a adoecerem no ano passado.

Entretanto, 213 famílias cujos filhos morrerem ou ficaram doentes por terem ingerido o leite contaminado apelaram ao Supremo Tribunal da China para receberam maiores compensações do governo.

XS
SM
MD
LG