Links de Acesso

Biden: Vice-Presidente dos Estados Unidos


Joseph Biden uma voz influente nas Relações Externas, é o novo vice-presidente dos Estados Unidos.

Tem 66 anos de idade. Biden foi senador pelo Estado de Delaware durante mais de 35 anos, cargo que abandonou recentemente para ocupar a função de segunda figura na hierarquia dos Estados Unidos.

Joseph Biden presidiu ao Comité de Relações Externas do Senado, um prestígio cobiçado por muitos e que transfere agora consigo para a vice-presidência do país. Durante a sua carreira como Senador, Biden também serviu como presidente do Comité de Justiça, órgão que avalisa as nomeações para o Supremo Tribunal.

Biden disse na semana passada ao seus colegas do Senado, durante a cerimónia de despedida, que tem sido um crítico aberto da política externa do presidente George Bush, incluindo as guerras no Iraque e contra o terrorismo.

Nascido no Estado da Pensilvânia de uma família modesta de confissão católica, Biden concorreu duas vezes à nomeação presidencial do seu partido.

Em 1988 abandonou a corrida sob acusações de plágio de um discurso dum parlamentar britânico. Na sua segunda tentativa e durante as eleições primárias do ano passado Biden dizia não acreditar que o seu décimo rival na concorrência a nomeação partidária, Barack Obama estava pronto para assumir a Casa Branca. Todavia acabaria por ser derrotado na primeira prova eleitoral no início do ano, e rapidamente abandonou a corrida.

Biden é conhecido como um orador eloquente que comete muitos erros verbais.

A sua vida é descrita como de sucessos mas também marcada por tragédias. A sua primeira esposa e uma filha foram mortas em 1972 num acidente de carro, pouco depois de sua eleição para o Senado, quando tinha 29 anos de idade.

Biden viria a casar poucos anos depois com actual esposa Jill Biden.

XS
SM
MD
LG