Links de Acesso

Obama: A Ascensão de um Presidente


A carreira política de Barack Obama foi uma ascensão meteórica, em poucos anos foi de senador para o presidente.

Aos 47 anos Obama tornou-se no primeiro presidente africano-americano dos Estados Unidos.

Obama ganhou projecção nacional em poucos anos, ao fazer parte da lista dos potenciais candidatos do Partido Democrático à presidência em 2008, na qual se incluía Hillary Clinton.

Filho de uma branca americana e pai queniano, Obama nasceu a 4 de Agosto de 1961. A sua propulsão política começou com o seu discurso no encerramento da Convenção do Partido Democrático, em 2004. Quatro anos mais tarde ganhava a nomeação presidencial do partido.

Obama nasceu na ilha de Havai no Oceano Pacífico e passou a adolescência na Indonésia.

Obama foi estudante na Universidade de Colúmbia em Nova Iorque e enveredou pelo serviço público, tornando-se mais tarde organizador comunitário em Chicago. Estudou direito em Harvard e mais tarde foi eleito para o Senado do estado de Illinois.

A sua vitória para o Senado americano ocorreu durante as eleições de 2004.

Obama fez campanha com base em slogans de esperança e de unidade, criticou a permanência de políticos no cargo por longos anos e as divisões sociais. A sua mensagem de mudança ganhou ressonância entre os Americanos ávidos dela bem como de uma nova direcção política após 8 anos da presidência do republicano George Bush.

XS
SM
MD
LG