Links de Acesso

Obama: “Eu Tenho Um Sonho” disse MLK


No dia 19 de Janeiro os americanos prestam homenagem à herança do líder dos direitos cívicos, o Reverendo Dr. Martin Luther King, recordando o seu aniversário natalício no dia 15 de Janeiro. Martin Luther King teria 80 anos de vida se não fosse aquela morte prematura. Em vida, Martin Luther King percorreu os Estados Unidos por todos os lados, espalhando a sua mensagem dos direitos através de métodos não violentos. Uma retrospectiva e uma visão apropriada, neste aniversário, do impacto da sua obra na América.

Martin Luther King Júnior apresentou a sua visão: "Hoje desejava dizer ao povo americano e a todas as nações do mundo que estamos em movimento, e que nenhuma espécie de racismo vai impedir o nosso avanço."

Martin Luther King tornara-se notável no Movimento dos Direitos Cívicos, primeiro, em 1955 quando liderou a marcha para a dessegregação dos transportes públicos na cidade de Montgomery, estado do Alabama.

Nos, os negros, de Montgomery, estamos envolvidos em manifestações de protesto não-violento contra as injustiças de que temos sido vítimas nos autocarros desta cidade, há vários anos.

Uma lei determinava que os negros ocupassem os lugares detrás do autocarro, enquanto os brancos se acomodavam em qualquer lugar do veículo. Em protesto, os negros recusaram essa forma de acomodação nos meios de transporte urbanos, organizando um boicote que fez com que o Supremo Tribunal do Estado do Alabama declarasse inconstitucional a segregação nos meios de transporte em todo o Estado do Alabama. Esta foi a primeira entre muitas vitórias de Martin Luther King. Ate Agosto de 1963,o Movimento do Reverendo Martin Luther King estendia-se por todo o país. Nesse mesmo mês de Agosto, mais de 250 mil pessoas participaram na famosa Marcha a Washington, encabeçada por Luther King, que tinha por fim pressionar os legisladores a aprovarem legislação sobre Direitos Cívicos contra a discriminação racial.

Roger Wilkins, activista dos Direitos Cívicos acompanhou o Reverendo King nesse dia memorável, encontrando-se entre a multidão congregada no Monumento a Lincoln, juntamente com o seu tio, Roy Wilkins, líder do maior grupo entre as várias organizações de Direitos Cívicos, do tempo, a NAACP.

"Foi um Verão excepcionalmente agradável, de um calor que reanimava a multidão. Uma sensação intensa de que os americanos se aglutinavam no mesmo propósito. Não se podia deixar de sentir. Foi o ponto mais alto da minha vida. Pela primeira vez tomei conta do peso da consciência da América."

"Tenho um sonho" disse Martin Luther King "sonhei que os meus quatro filhos poderão um dia viver numa nação onde serão julgados não pela cor da sua pele, mas pela força do seu carácter."

Para Roy Wilkins o discurso "I Have a Dream" - "Eu Tenho Um Sonho" foi o ponto culminante da Marcha a Washington.

"Foi um acontecimento surpreendente - afirmou o líder do NAACP, Roger Wilkins, nunca tinha ouvido um discurso como aquele na minha vida, não espero ouvir mais um como esse…as pessoas estavam electrizadas, felizes e extáticas."

O Dr.King foi galardoado com o Prémio Nobel de Paz em 1964, o mesmo ano em que o Presidente Lyndon Johnson assinou a Acta dos Direitos Cívicos, e no ano seguinte, em 1965, a Lei dos Direito de Voto, medidas essas que aboliam a segregação racial nos lugares públicos e outras práticas que impediam os negros de exercerem o direito de voto:

"Eu li algures, disse Martin Luther, que a grandeza da América está no direito cívico dos cidadãos protestarem contra as leis injustas."

A última campanha de Martin Luther King foi em Memphis, no estado do Tennessee, em Março e Abril de 1968, onde chefiou marchas dos trabalhadores dos serviços municipais. Mas as multidões tornaram-se violentas quando os jovens militantes começaram a atacar e pilhar estabelecimentos locais. Uma pessoa morreu e 62 outras ficariam feridas. King entristeceu-se com estas ocorrências, prometendo regressar a Memphis para uma marcha pacífica.

Roger Wilkins preocupou-se, tentando dissuadir King a desistir do intento: "Porque insiste na viagem? (perguntei-lhe) King fez uma pausa, depois disse-me, foi a promessa que lhes fiz."

Na noite de 4 de Abril de 1968,no Motel Lorraine, King foi assassinado. Tinha 39 anos de idade.

"Como qualquer pessoa, desejo ter uma longa vida. Mas não estou preocupado com isso agora. Desejo cumprir a vontade de Deus, e ele deu-me a oportunidade de subir ao topo da montanha. Olhei por todos os lados, vi a terra prometida. Eu poderei não chegar até lá convosco, mas quero que saibam esta noite que nos todos, como um povo, chegaremos a terra prometida," tinha dito Martin Luther King.

Quarenta anos mais tarde, a vida de Martin Luther King e muitas dos seus sonhos e aspirações, entre os quais a eleição de Barack Obama como primeiro presidente africano-americano, foram realizados.

XS
SM
MD
LG