Links de Acesso

Tomada de Posse de Obama: Festejos Arrancam


Na véspera da investidura do presidente-eleito Barack Obama, a cidade de Washington ferve de excitação. No domingo, dezenas de milhar de pessoas assistiram ao arranque dos eventos da tomada de posse no Lincoln Memorial, no Mall Nacional. Embora o acontecimento incluísse músicos famosos e "estrelas" de Hollywood, para a multidão, o ponto alto foi a possibilidade de ouvir o presidente-eleito.

Os presentes estiveram ao frio durante horas. Milhares concentraram-se no Mall Nacional ao princípio da manhã de domingo para verem o concerto dos artistas célebres e o próximo presidente dos Estados Unidos.

Apesar das frígidas temperaturas, foi difícil para as pessoas de todas as idades conterem a sua excitação pelo homem que será o primeiro presidente africano-americano dos Estados Unidos.

Jamie Felton, de Reno, Estado de Nevada, falou com as lágrimas nos olhos: "É histórico. É uma oportunidade, uma vez na vida, de participarmos, de estarmos presentes. Não sei como é que alguém pode perder isso. Crescer nos anos 60, ver a promessa de Martin Luther King tornar-se agora uma realidade. Estamos a viver isso, a ver isso a acontecer. Tendo eu 56 anos de idade, é um sonho tornado realidade; é fascinante."

Pamela Bridges concorda que ela também tinha de participar no momento. Atravessou os Estados Unidos, desde Seattle, no Estado de Washington.

"Este é um dos momentos mais históricos da minha vida e estou certa da vida de muitas outras pessoas, é uma ocasião única que eu tinha para viver isso. E quando voltar para casa, penso que não serei capaz de descrever o acontecimento, é preciso vê-lo ao vivo."

O concerto denominado "We Are One", que se poderia traduzir por "Somos Um Só" destinou-se a ser uma celebração da unidade americana. Mas para muitos que a ele assistiram, foi também uma celebração política.

Christopher Winnyk, de Rockville, Estado de Maryland, afirmou-se excitado pelo facto dos americanos terem tido a coragem de votar por alguém não apenas por causa da sua raça ou herança, mas também devido aos seus pontos de vista, olhando para nós mais como um parceiro no mundo, para além de um líder.

Muitas pessoas na multidão disseram que o concerto foi apenas o inicio das celebrações da tomada de posse. Prevê-se que cerca de dois milhões de pessoas possam estar no Mall Nacional amanhã, terça-feira, dia 20 de Janeiro, quando Barack Obama se tornar no quadragésimo-quarto presidente dos Estados Unidos da América.

XS
SM
MD
LG