Links de Acesso

ULTIMAS DE WASHINGTON 



No Zimbabué, o leader do principal partido da oposição Morgan Tsvangirai regressou hoje ao seu país pela primeira vez em dois meses. Tsvangirai disse à chegada a Harare que o Movimento para a Mudança Democrática, MDC, não será obrigado a concluir um acordo de partilha do poder que não reflicta a vontade popular. O leader do MDC deverá reunir-se na segunda-feira com o presidente Robert Mugabe para conversações acerca dos modos de ultrapassar a crise politica em que o país se encontra mergulhado. Em Setembro passado as duas partes concluíram um acordo de partilha do poder que nunca chegou a ser posto em prática devido a desentendimentos relativos à distribuição das pastas ministeriais.

Faixa de Gaza: bombardeamento continua

Israel prosseguiu hoje com o bombardeamento da Faixa de Gaza, no momento em que os leaders israelitas se preparam para debater se devem ou não pôr termo a três semanas de ofensiva contra o grupo militante palestiniano Hamas. Por seu lado o Hamas anunciou a sua disposição em continuar a lutar enquanto as suas exigências não forem satisfeitas dando a entender que a organização ignorará um cessar-fogo israelita. Enquanto isso, o presidente egípcio Hosni Mubarak apelou a Israel para que suspendesse de imediato as suas operações militares na Faixa de Gaza e para que retirasse as suas forças do território palestiniano. O Egipto tem servido de medianeiro entre israelitas e palestinianos para tentar solucionar o conflito na Faixa de Gaza.

Afeganistão: carro armadilhado mata 5 pessoas

No Afeganistão, a explosão de um carro armadilhado em Kabul saldou-se pela morte de quatro civis afegãos e de um soldado americano. Pelo menos outros dezanove civis afegãos assim como seis soldados americanos ficaram feridos na explosão que se verificou perto de uma base militar americana e da embaixada da Alemanha. Alguns funcionários da embaixada alemã também sofreram ferimentos. Os Taleban reivindicaram a responsabilidade pelo ataque. Um outro ataque na região oriental do país matou hoje um outro civil afegão.

Europa: gás natural russo continua cortado

A primeiro-ministro da Ucrânia Yulia Timoshenko encontra-se em Moscovo para conversações acerca do fornecimento de gás natural à Europa. O presidente russo Dmitri Medvedev foi o anfitrião hoje em Moscovo de uma cimeira energética e expressou o seu optimismo afirmando que a Rússia está disposta a fazer tudo quanto fôr necessário para ultrapassar a crise. Afirmou contudo no fim da reunião que não tinha ainda sido alcançado um acordo. Na semana passada a Rússia cortou os abastecimentos de gás à Europa por causa de divergências tarifárias com a Ucrânia, país pelo qual passam os gasodutos. Na segunda-feira foi concluído um acordo para o recomeço do abastecimento, mas o facto é que a Europa ainda não começou a receber de novo o combustível.

Congo Kinshasa: grupo rebelde aceita cessar-fogo

No Congo Kinshasa, uma milícia do leste do país anunciou que tinha decidido observar o cessar-fogo declarado pelo leader de facção rebelde inimiga. O leader da Resistência Patriótica Congolesa anunciou hoje em Goma que a sua organização aceitava as tréguas declaradas na sexta-feira. O cessar-fogo foi declarado por Bosco Ntaganda do Congresso Nacional para a Defesa do Povo. Ntaganda anunciou as tréguas depois de conversações com o ministro do interior congolês e acrescentou que as suas forças estavam agora à disposição do governo congolês.

Estados Unidos: comboio presidencial transporta Obama de Filadélfia a Washington

O presidente-eleito americano Barack Obama, apelou aos seus concidadãos para que trabalhem em conjunto de modo a ultrapassar os problemas com que o país se debate. Obama fez tal declaração na cidade de Filadélfia onde embarcou num comboio especial com destino a Washington onde deverá tomar posse na próxima terça-feira. O presidente-eleito recordou os fundadores da nação americana e salientou que um futuro melhor está reservado aqueles que quiserem trabalhar por ele. A viagem de comboio de Filadélfia até à capital repete a viagem que foi efectuada em 1861 pelo presidente Abraham Lincoln antes de sua tomada de posse. Barack Obama identifica-se especialmente com o presidente Lincoln em grande parte devido ao facto de ter sido ele quem pôs termo à escravatura nos Estados Unidos. O comboio presidencial saiu de Filadélfia, o berço da nação americana, e fará escalas em Wilmington no estado de Delawre e em Baltimore no estado de Maryland antes de chegar a Washington.

Terrorismo: presidente Bush apela ao país para que se mantenha vigilante

O presidente americano George Bush usou hoje a sua última alocução semanal pela rádio para apelar ao país para que permaneça vigilante em relação a ataques inimigos. O presidente Bush declarou que a principal ameaça para os americanos continua a ser um novo ataque terrorista e salientou que os inimigos do país são pacientes e estão empenhados em atacar de novo. O presidente Bush aproveitou igualmente a ocasião para desejar boa sorte ao seu sucessor Barack Obama que tomará posse na próxima terça-feira. Por seu lado, na sua alocução radiofónica, o presidente-eleito lembrou a importância histórica da cerimónia de tomada de posse dizendo que a transferência pacifica do poder é algo profundamente enraizado na nação americana.

XS
SM
MD
LG