Links de Acesso

Zimbabué: Nota de Triliões


O Banco Central do Zimbabué emitiu uma nota de cem triliões de dólares e mais outras notas na casa dos triliões num esforço tendente a acompanhar a taxa da inflação galopante da moeda nacional zimbabueana.

Num comunicado publicado na edição de hoje, sexta-feira, do jornal estatal “The Herald”, o Banco Central do Zimbabué disse que a medida foi tomada por forma a assegurar o público que existem ainda reservas suficientes nos bancos do país a que possam ter acesso.

Ainda a semana passada, aquela instituição financeira zimbabueana emitiu moedas no valor de 50 mil milhões e 20 mil milhões de dólares, tendo o governo revogado a lei que impunha aos trabalhadores limites no levantamento dos seus depósitos bancários, podendo ainda retirar os seus salários sem restrições legais.

A taxa oficial da inflação do Zimbabué ultrapassa a casa dos 231 milhões por cento, afirmando alguns economistas que a mesma pode ser ainda mais elevada.

Enquanto continuam a epidemia da cólera e a crise política, o Zimbabué enfrenta ao mesmo tempo uma taxa de desemprego da ordem dos 80 por cento, além do colapso do sistema dos cuidados de saúde e uma escassez crónica doutros bens de primeira necessidade, como os alimentares.

XS
SM
MD
LG