Links de Acesso

ÚLTIMAS DE WASHINGTON


Entidades oficiais do Hamas disseram ter dado a mediadores egípcios os seus pontos de vistas sobre um plano de cessar-fogo com Israel e aguardam agora a resposta israelita.

Entidades médicas palestinianas disseram entretanto que mais de mil pessoas já morreram no conflito em Gaza que dura há 19 dias.

A Organização das Nações Unidas para a Criança, UNICEF, disse que 300 crianças morreram.

Os combates prosseguiram durante Quarta-feira enquanto o secretário geral da ONU Ban Ki-moon se deslocou à Jordânia para pressionar para um cessar-fogo imediato.

Por outro lado o dirigente da organização terrorista Al Qaida, Osama bin Laden emitiu um vídeo apelando aos muçulmanos para lançaram uma guerra santa contra Israel.


Human Rights Watch Emite Relatório

A organização de direitos humanos, Human Rights Watch, apelou ao presidente eleito dos Estados Unidos Barack Obama para restaurar a posição dos Estados Unidos como líder dos direitos humanos.

Num relatório emitido Quarta Feira a organização disse que o conflito entre Israel e o Hamas realça a necessidade de se dar atenção ao abuso de direitos humanos causado por conflitos armados.

A Human Rights Watch disse que sem uma forte liderança do ocidente países que descreveu como opondo-se à aplicação de direitos humanos estão agora a determinar a agenda mundial.

A organização disse que Obama tem que fazer o que for necessário para corrigir o que descreveu de "enormes danos" causados pela administração Bush.

No seu relatório a organização disse que as recentes eleições legislativas em Angola não cumpriram os "padrões internacionais e regionais", enquanto a situação da liberdade de imprensa e para as organizações da sociedade civil no país se deteriorou.

Ucrânia Apoia Cimeira com Rússia.

O presidente da Ucrânia Viktor Yushchenko saudou uma proposta da Rússia para uma cimeira de dirigentes de todos os países afectados pela disputa sobre os preços de gás entre o seu país e a Rússia.

Numa declaração o dirigente ucraniano disse contudo que cimeira não se deve realizar em Moscovo como proposto pelo presidente russo Dmitri Medveded mas sim em Bruxelas ou Praga.

Medvedev fez a proposta numa reunião com os líderes da Bulgária, Moldávia e Eslováquia, três países gravemente afectados pela suspensão do transporte de gás russo através da Ucrânia.

A Rússia disse ter aceite uma proposta eslovaca para organizar um sistema de troca pelo qual a Ucrânia exportaria gás para a Eslováquia e em troca a Rússia iria reencher as reservas ucranianas.

Zimbabué: Governo Liberta Criança

O governo do Zimbabue libertou uma criança de dois anos que esteve presa com os seus pais durante 76 dias.

O principal partido da oposição, o Movimento para a Mudança Democrática (MDC), disse que durante a sua detenção Nigel Mutemagawo foi agredido e foram-lhe negados alimentos e cuidados médicos.

O MDC acrescentou que os pais da criança continuam presos sob falsas acusações de treinarem e recrutarem bandidos.

Paralelamente, o procurador-geral do Zimbabue, Johannes Tomana, afirmou que a activista de direitos humanos Jestina Mukoko é uma ameaça à sociedade e que não deve ser por isso libertada.

Jestina Mukoko é uma das dezenas de activistas e de figuras de oposição acusadas pelas autoridades zimbabueanas de conspirarem para derrubarem o governo. Os réus negaram as acusações.

Marinha Russa Impede Ataque de Piratas

Um navio de guerra russo socorreu um cargueiro britânico atacado por piratas ao largo da costa da Somália.

O navio russo respondeu a um pedido de socorro do cargueiro, atacado com duas granadas-foguete, tendo enviado um helicóptero e navegado para o local. Os piratas fugiram com a aproximação do navio de guerra.

Este ano de 2009 registaram-se já 11 ataques de piratas nas águas da Somália, tendo dois navios sido apreendidos.

Preso de Guantanamo "foi torturado".

Uma destacada funcionária do governo americano afirmou que as autoridades militares americanas torturaram um preso saudita que alegadamente fazia parte do grupo responsável pelos ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001.

Susan Crawford disse ao Washington Post que o tratamento infligido a Mohammed al-Qahtani cumpre a definição jurídica de tortura sendo essa a razão porque ela decidiu não enviar o preso a tribunal.

Crawford preside ao sistema de comissões militares estabelecidas para levar a cabo suspeitos terroristas detidos na base de Guantanamo.

Crwford disse que o preso foi submetido a tratamento duro incluindo ser interrogado nu, isolamento por períodos prolongados, privação do sono e exposição por períodos prolongados a temperaturas baixas o que o deixou numa condição que ameaçou a sua vida.

Uma porta-voz da Casa Branca reiterou que nunca foi política da administração Bush torturar presos.

XS
SM
MD
LG