Links de Acesso

ÚLTIMAS DE WASHINGTON


Forças terrestres israelitas estiveram envolvidas em combates de rua com militantes palestinianos na Cidade de Gaza enquanto aviões israelitas bombardearam zonas ao longo da fronteira entre o Egipto e a Faixa de Gaza.

Soldados israelitas apoiados por heli-canhões, entraram no bairro de Tela l-Hawa na cidade de Gaza mas ainda não entraram no centro da cidade, a maior do território.

No sul da Faixa de Gaza Israel levou a cabo bombardeamentos aéreos contra casas em Rafah a cem metros da fronteira com o Egipto, disse uma fonte da organização humanitária CARE.

Israel disse estar a atacar túneis usados para contrabandear produtos vindos do Egipto.

A entidade da organização CARE disse que casas perto da fronteira foram evacuadas e que mais de 300 pessoas não conseguiram encontrar abrigo em edifícios da ONU por estes estarem cheios. Nos últimos dias Israel avisou residentes para deixarem as suas casas.

Mais de 900 palestinianos e 13 israelitas já morreram no conflito que dura há 18 dias.

O Hamas continua a disparar rockets contra zonas civis de Israel e o governo israelita diz que só porá fim à sua ofensiva quando terminarem esses ataques.

Qatar Pede Reunião de Emergência de Líderes Árabes

O Qatar pediu uma reunião de emergência de dirigentes Árabes para discutir Gaza na próxima Sexta-feira.

Mas o Secretário da Liga Árabe Amr Moussa minimizou a proposta afirmando que a Liga vai discutir a crise durante um encontro regular da organização programado para Segunda-feira e uma possível reunião de emergência mais tarde.

Nações mais simpatizantes com o Hamas, que controla Gaza, incluindo a Síria, Líbano e Sudão apoiaram o apelo do Qatar. O Egipto, que reconhece Israel e que é a única nação Árabe com fronteiras com Gaza opõe-se à ideia e está a tentar por si mesmo negociar o fim do conflito.

O presidente egípcio Hosni Mubarak deslocou-se à Arábia Saudita para coordenar os esforços com o rei Abdullah.

Entidades do Hamas mantiveram conversações com mediadores egípcios no Cairo

Entidades israelitas disseram que um destacado funcionário do ministério de defesa israelita se vai reunir Quinta-feira no Cairo com os mediadores egípcios.

O Secretário-geral das Nações Unidas Ban Ki-mooninicia Quarta-feira um périplo pelo Médio Oriente para conversações com dirigentes de Israel, Margem Ocidental do Jordão, Jordânia, Turquia, Síria, Líbano e Kuwait.

Rússia Reinicia Fornecimentos de Gás à Europa Ocidental

A Rússia recomeçou o envio de gás natural para a Europa Ocidental através da Ucrânia, mas monitores da União Europeia afirmam que pouco ou nenhum gás começou a chegar aos países europeus que fazem face a uma falta urgente de energia.

Enquanto prosseguia a guerra de palavras entre Moscovo e Kiev o primeiro ministro russo Vladimir Putin disse que o gasoduto ucraniano poderá já não ser adequado para as necessidades europeias.

Um porta-voz da companhia russa Gazprom acusou a Ucrânia de continuar a desviar gás para seu uso doméstico.

A Rússia originalmente cortou o gás à Ucrania no passado dia um de Janeiro devido a uma disputa de preços.

Uma entidade oficial ucraniana disse à Voz da América que gás russo começou a chegar à Ucrânia mas acrescentou que o gás não pode ser enviado para a Europa até haver pressão suficiente.

Etíopes Retiram da Somália

Tropas Etíopes começaram a retirar da capital da Somália depois de durante dois anos terem apoiado o governo somali na sua luta contra rebeldes islamitas.

Centenas de residentes entraram nas bases vazias dos etíopes no norte da cidade alguns dançando e cantando para celebrarem a partida das tropas Etíopes.

Numa cerimónia no palácio presidencial o primeiro-ministro Nur Hassan Hussein agradeceu às tropas etíopes os seus sacrifícios.

Alguns dirigentes somalis disseram que a retirada poderá criar um vácuo de segurança e pôr em perigo o governo.

Contudo o enviado especial da ONU para a Somália manifestou esperança que a retirada possa convencer alguns rebeldes islamitas a porem termo aos combates.

Piratas Somalis Libertam Navios

Piratas somalis libertaram dois navios com tripulações totalizando 53 pessoas.

Fontes de uma companhia turca disseram que piratas tinham libertado o cargueiro químico Karagol e 14 membros da tripulação na Segunda-feira.

O navio transportava mais de quatro mil toneladas de produtos químicos quando foi capturado por piratas ao largo da costa do Iémen a 12 de Novembro.

Por outro lado entidades oficiais filipinas disseram que um navio japonês com 21 tripulantes filipinos foi também libertado. O navio African Sanderling foi capturado em Outubro.

Desconhece –se se foram pagos resgates

Biden no Iraque

O vice presidente eleito dos Estados Unidos Joe Biden deslocou-se à cidade de Kirkuk na última etapa da sua visita ao Iraque.

Nesta cidade no norte do Iraque Biden reuniu-se com dirigentes regionais para discutir o impasse sobre o futuro dessa região rica em petróleo, impasse esse que levou ao adiamento de eleições locais previstas no resto do país no próximo mês.

Antes de partir para Kirkuk Biden reuniu-se em Bagdad com dirigentes iraquianos incluindo o primeiro-ministro Nouri Al Maliki.

Biden não fez qualquer comentário após a reunião mas fontes oficiais iraquianas disseram que as conversações estiveram centradas sobre uma retirada responsável das forças americanas.

Biden planeia também visitar a cidade nortenha de Irbil onde se vai reunir com o presidente da região semi-autónoma kurda Massud Barzani e outros dirigentes kurdos.

EUA Querem "Mais Parceiros Menos Adversários" – Hillary Clinton

A indigitada secretária de estado americana Hillary Clinton disse que os Estados Unidos devem fazer uso de "poder inteligente" para revitalizar as suas relações com o mundo.

Falando perante a Comissão de Relações Externas do Senado Clinton disse que os Estados Unidos e o mundo fazem face a grandes perigos, incluindo as guerras no Iraque e Afeganistão, ameaças terroristas e a proliferação de armas de destruição em massa.

A antiga primeira-dama do país e antiga candidata presidencial disse que o uso de "poder inteligente" significa que os Estados Unidos devem usar todos os instrumentos ao seu dispor na política externa. A diplomacia será contudo o principal aspecto da política externa americana do Presidente Barack Obama, disse Clinton.

Hillary Clinton disse que a próxima administração vê com grande preocupação o alegado apoio do Irão ao terrorismo e o seu programa nuclear.

Clinton disse que a administração Obama vai iniciar uma nova política para com o Irao com uma "atitude de contacto" mas disse que nenhuma opção foi posta de lado.

No que diz respeito à Coreia do Norte Clinton disse que o novo governo vai iniciar "um esforço agressivo" para determinar o melhor meio de alcançar os objectivos dos Estados Unidos.

No que se refere ao actual conflito no Médio Oriente Hilary Clinton expressou simpatia para com o desejo de Israel de se defender lamentado contudo a tragédia humanitária envolvendo civis nos dois lados.

A indigitada secretaria de estado disse que os Estados Unidos sob o presidente Obama querem construir um mundo com mais parceiros e menos adversários.

A América, disse ela, não pode resolver os principais problemas só por si. O Mundo, acrescentou, não pode resolver esses problemas sem a América.

XS
SM
MD
LG