Links de Acesso

Mauritânia Vai Ter Eleições a 30 de Maio


Os governantes militares da Mauritânia afirmam que vão realizar eleições no próximo dia 30 de Maio e ainda que vão emendar a constituição por forma a autorizar os militares a concorrerem a cargos políticos por vias democráticas.

O líder militar da Mauritânia aceitou as recomendações de um fórum especial que ele próprio organizara a fim de estudar o futuro político do país

O General Mohamed Ould Abdel Aziz disse que a autorização dos militares para concorrerem em eleições a cargos políticos faz parte do plano da emenda constitucional de forma a responder ao que chamou de novas realidades da cultura política da Mauritania. Disse o governante mauritano que os militares estão abertos ao dialogo na busca das soluções dos problemas do país.

O General Abdel Aziz assumiu o poder em Agosto último a seguir as primeiras eleições livres quando o líder eleito tentou exonera-lo a ele e outros oficiais militares. O ex-Presidente Sidi Ould Cheikh Abdallah boicotou o fórum politico do General Aziz ,que descreveu como sendo uma tentativa dos militares para se manterem no poder.

O General Aziz organizou uma série de reuniões em que participaram mais de mil lideres religiosos, sindicais, presidentes de câmaras municipais, governadores provinciais e responsáveis políticos, que aprovaram o plano que autoriza os militares no exílio a regressarem a Mauritânia a fim de participarem no poder por vias democráticas.

O governo militar do General Abdel Aziz tem estado a tentar evitar novas sanções internacionais. As ajuda aos país foram reduzidas na sequencia do golpe de estado. A União Africana suspendeu a Mauritânia, enquanto, por sua vez, os Estados Unidos emitiram restrições de viagens contra os líderes do golpe.

Alguns líderes políticos mauritanos rejeitaram a decisão de Abdel Aziz que autoriza os militarem a concorrerm em eleições a cargos políticos, tal como afirmou Mohamed Mahmoude Lemat, vice-presidente do Partido da União das Forças Democráticas.

O Fórum recomendou, e o General Abdel Aziz aceitou a realização da primeira volta eleitoral no próximo dia 30 de Maio, e que se for necessário, a segunda volta ter'a lugar no dia 13 de Junho próximo.

XS
SM
MD
LG