Links de Acesso

ÚLTIMAS DE WASHINGTON


Uma entidade oficial das Nações Unidas disse que 30 pessoas morreram num ataque israelita contra uma escola da ONU em Gaza.

O funcionário da ONU John Ging disse que o edifício estava claramente marcado com a bandeira da ONU, acrescentando que a ONU quer uma explicação e responsabilização de acordo com a lei internacional.

Agências de notícias internacionais citam residentes da zona como tendo dito que militantes do Hamas tinham disparado contra as forças israelitas a partir de uma rua perto da escola tendo depois buscado refúgio entre os civis.

Foi o segundo de três ataques israelitas contra escolas da ONU durante Terça-feira, o décimo primeiro dia da ofensiva israelita.

Entidades palestinianas disseram que duas pessoas morreram no primeiro ataque e não há notícias de feridos no terceiro.

Essas fontes disseram que mais de 40 pessoas morreram no ataque mais mortífero.

Os palestinianos disseram que civis tinham procurado refúgio nos edifícios.

Israel acusa militantes do Hamas de usar escolas, mesquitas e outros locais de civis para se esconderem. As autoridades israelitas disseram que no caso do ataque mais mortífero as suas forças respondiam a fogo disparado desse edifício.

Mais de 600 pessoas já morreram na ofensiva israelita. A ONU diz que um quarto das vítimas são civis entre os quais muitas crianças.

A cruz vermelha internacional disse que a situação em Gaza é agora uma crise humanitária de grandes proporções.

Testemunhas na Faixa de Gaza dizem que as forças israelitas estão agora a movimentar-se em profundidade nas zonas urbanas. Tropas israelitas entraram na cidade de Khan Younis no sul e os combates intensificaram-se nos arredores da cidade de Gaza e em redor do campo de refugiados de Jabalya.

O presidente egípcio Hosni Mubarak propôs um cessar-fogo imediato entre Israel e os palestinianos em Gaza, a ser seguido de negociações sobre acordos a longo prazo e garantias para esses acordos incluindo um fim do bloqueio a Gaza.

Mubarak fez a proposta Terça-feira após conversações com o seu homólogo francês Nicolas Sarkozy na cidade egípcia de Sharm-el-Sheik.

O chefe de estado egípcio disse que as garantias deveriam incluir a segurança nas fronteiras e a abertura de postos para ajuda humanitária.

Uma delegação do Hamas chegou entretanto ao Cairo para negociações com mediadores egípcios sobre um possível cessar-fogo com Israel.

O chefe dos serviços de espionagem egípcio Omar Suleiman reuniu-se com uma delegação palestiniana chefiada pelos dirigentes políticos do Hamas baseados na Síria.

Entidades do Hamas disseram que a organização está pronta a considerar um cessar-fogo se Israel terminar a sua ofensiva e reabrir as fronteiras do território.

EUA Suspendem Ajuda à Guiné-Conackry

Os Estados Unidos disseram que vão suspender alguma da sua ajuda à Guiné-Conackry devido ao golpe de estado do mês passado.

Um porta-voz do departamento de Estado Sean McCormack disse que os Estados Unidos querem um regresso a um governo civil e a realização de eleições livres e justas o mais rapidamente possível.

McCormack disse que os Estados Unidos decidiram suspender a ajuda à Guiné-Conackry excepto no que diz respeito a ajuda humanitária e programas de apoio ao processo democrático.

A Nigéria por seu turno pediu a suspensão de Conackry da Comunidade de Desenvolvimentos dos Países da África Ocidental, CEDAO.

O ministro dos negócios estrangeiros nigeriano descreveu o golpe de estado de 23 de Dezembro de "inaceitável".

Entretanto notícias provenientes de Conackry dizem que as autoridades militares prenderam vários generais desde Domingo. Três dos generais estão ainda detidos no quartel general do exército mas outros foram já libertados.

Nkunda Diz Continuar a Chefiar Rebeldes Congoleses

O general Laurent Nkunda afirmou numa entrevista telefónica ao serviço Swahili da Voz da América, que continua a ser o responsável pelo Congresso Nacional para a Defesa do Povo da República Democrática do Congo.

Um porta-voz do general Ntaganda, chefe do estado-maior daquele grupo rebelde tinha adiantado que os comandantes do grupo tinham demitido Nkunda por má governação.

Nkunda sublinhou a Voz da América que Ntaganda não é nem porta-voz nem presidente.

Os rebeldes capturaram largas áreas da província do Kivu norte após uma ofensiva em Agosto.

Europa Avisa Sobre Crise de Gás

Entidades oficiais europeias avisaram que se está à beira de uma crise em toda a região devido à disputa entre a Rússia e a Ucrânia que resultou já na suspensão ou redução significativa no fornecimento de gás a pelo menos 10 países.

A Croácia, Turquia e Bosnia-Herzegovina disseram que se registou uma suspensão nos fornecimentos de gás devido à disputa entre Moscovo e Kyev sobre o preço e pagamentos em atraso do gás.

A Bulgária, Grécia, Macedónia e Sérvia disseram também que os fornecimentos de gás russo foram suspensos enquanto a França e a Itália disseram que os fornecimentos tinham caído 70 por cento.

A União Europeia exigiu o recomeço rápido dos fornecimentos. Uma entidade oficial da República Checa que mantêm a presidência rotativa da união europeia disse que a Rússia e a Ucrânia parecem estar prontas a negociar o fim da disputa.

O departamento de estado americano saudou a decisão dos dois países de recomeçarem negociações na Quinta-feira e apelou para que a disputa seja resolvida de modo transparente.

Índia Acusa "Algumas" Agencias Paquistanesas de Cumplicidade em Ataques Terroristas.

O Primeiro-ministro indiano Manmohan Singh disse que os terroristas que levaram a cabo os ataques contra Bombaim em Novembro "devem ter tido o apoio de algumas agencias oficiais no Paquistão".

Falando numa conferencia sobre segurança em Nova Déli Sing acusou também o Paquistão de alimentar "a histeria da guerra".

O ministério dos negócios estrangeiros paquistanês rejeitou as declarações de Singh como nada mais do que uma "ofensiva de propaganda".

A Índia continua entretanto com os seus esforços para fazer aumentar a pressão internacional para levar o Paquistão a tomar medidas contra os terroristas.

O secretàrio para os negócios estrangeiros da Índia reuniu-se com representantes de 50 países da Europa, Médio Oriente, África e América Latina para discutir provas do envolvimento de paquistaneses nos ataques a Bombaim.

A Índia disse que os ataques foram levados a cabo por paquistaneses armados e treinados pelo grupo Lashkar-e-Taiba que tem bases no Paquistão.

Bangladesh: Primeira-ministra Toma Posse.

A antiga primeira-ministra e chefe da oposição do Bangladesh Sheik Hasina foi empossada como novo chefe do governo pondo assim termo a dois anos de estado de emergência.

Hasina tinha anteriormente ocupado o cargo entre 1996 e 2001.

A nova chefe do governo do Bangladesh disse que entre os seus principais objectivos se conta o fortalecimento da lei e da ordem e a redução dos preços dos alimentos.

Um governo interino apoiado pelos militares estava no poder desde 2007 quando as forças armadas intervieram para pôr termo a meses de violências entre apoiantes da Liga Awami de Hasina e do Partido nacionalista do Bangladesh chefiado por Khaleda Zia.

XS
SM
MD
LG