Links de Acesso

ÚLTIMAS DE WASHINGTON


Israel continua a avançar na Faixa de Gaza atacando militantes do Hamas com forças terrestres, aéreas e marítimas.

Entidades médicas em Gaza disseram que mais de 540 pessoas já foram mortas desde que a ofensiva começou há 10 dias atrás incluindo 11 civis mortos Segunda-feira. Pelo menos cinco desses civis eram crianças.

Israel disse que um soldado foi morto na ofensiva terrestre e 30 outros feridos.

O ministro da defesa israelita Ehud Barak disse que ofensiva vai continuar até as populações do sul de Israel estarem em segurança de ataques do Hamas com rockets.

Apesar da ofensiva o Hamas continua a disparar rockets contra Israel. Quatros israelitas, três deles civis foram mortos nesses ataques.

O dirigente do Hamas Mahmoud Zahar apelou Segunda-feira aos seus apoiantes para esmagarem as forças israelitas e para atacarem civis israelitas.

Uma entidade do Hamas disse que a organização vai enviar uma delegação ao Egipto para discutir a situação.

O Egipto negociou o último cessar-fogo que expirou em Dezembro e que o Hamas se recusou a renovar.

Os governos Árabes estão entretanto a apelar ao Conselho de Segurança das Nações Unidas para ordenar o fim da ofensiva israelita na Faixa de Gaza.

O ministro dos negócios estrangeiros da Autoridade Palestiniana Riyad al-Malki reuniu-se Segunda-feira à porta fechada nas Nações Unidas com ministros dos negócios estrangeiros árabes.

Malki disse após o encontro que os governos árabes planeiam submeter um novo projecto de resolução ao Conselho de Segurança pedindo um cessar-fogo premanente bem como monitores na fronteira e uma força internacional para proteger os civis.

Governos e organizações humanitárias de todo o mundo estão a apelar para uma ajuda imediata para os civis em Gaza.

O governo americano expressou apoio à ajuda humanitária no território palestiniano.

O departamento de estado diz que continua a fornecer alimentos medicamentos e outro material para o povo de Gaza através de várias organizações internacionais e não governamentais.

A rainha Rania da Jordânia, bem como entidades da Agencia de Refugiados das Nações Unidas apelaram a um "cessar-fogo humanitário" na Faixa de Gaza afirmando que civis, principalmente crianças não podem ser vítimas aceitáveis do conflito.

Mugabe Vai Formar Novo Governo.

Os meios de informação estatais do Zimbabwe disseram que o presidente Robert Mugabe vai ter um novo governo até ao final do mês de Fevereiro apesar do impasse nas negociações com a oposição.

O jornal Herald de Harare citou uma fonte anónima como tendo dito que o dirigente zimbabwiano já não está interessado nos "jogos da oposição".

O principal líder da oposição MorganTsvangirai tem repetidamente afirmado que só aceitará o posto de primeiro-ministro como acordado quando houver um acordo sobre a distribuição de postos governamentais.

Estados Unidos Enviam Equipamento para Darfur

O presidente dos Estados Unidos George Bush aprovou o transporte aéreo de equipamento para as forças de paz na região sudanesa de Darfur.

Bush anunciou a medida depois de se reunir na Casa Branca com o primeiro vice presidente do Sudão Salva Kiir.

Numa declaração o conselheiro de segurança nacional americano Stephen Hadley disse que a operação vai fornecer equipamento e veículos às Nações Unidas e forças de paz da União Africana necessários para a protecção de civis em Darfur.

Líderes Mauritanos Querem Eleições

Uma comissão política especial formada pelos dirigentes militares da Mauritânia recomendou a realização de eleições presidenciais no próximo dia 30 de Maio.

Dirigentes religiosos, políticos e da sociedade civil tem estado reunidos na capital Nouakchott desde a semana passada para desenvolver uma estratégia para fazer regressar o país a um governo democrático.

Um golpe de estado derrubou o primeiro presidente democraticamente eleito da Mauritânia no passado mês de Agosto.

A comissão disse que militares poderão concorrer às eleições se se demitirem das suas posições militares.

A principal coligação pro-democracia do país afirmou não apoiar essa decisão sendo de opinião que os militares devem ser proíbidos de participar nas eleições.

Índia Fornece "provas" de Ligações Paquistanesas a Terroristas

A Índia entregou ao Paquistão "provas" de que os terroristas que atacaram Bombaim em Novembro estão ligados a "elementos no Paquistão".

As conclusões da Índia foram também entregues a diversos outros países incluindo os Estados Unidos.

A Índia disse que os atacantes eram paquistaneses que foram treinados e equipados pelo grupo Lashkar-e-taiba.

O ministro dos negócios estrangeiros indiano Pranab Mukherjee descreveu os ataques como "um crime imperdoável".

O ministério dos negócios estrangeiros paquistanês disse que as autoridades apropriadas estão a rever as informações dadas pela Índia.

Na Segunda-feira o secretário de estado assistente para a Ásia central e sul Richard Boucehr reuniu-se com o primeiro ministro do Paquistão Yusuf Raza Gilani e com o seu ministro dos negócios estrangeiros Sha Mehmood Qureshi.

Boucher disse a jornalistas que o Paquistão e a Índia devem cooperar para esmagar o terrorismo

França Inicia Julgamento de Alegados Bombistas.

Iniciou-se em Paris o julgamento de três homens acusados de envolvimento num ataque bombista suicida em 2002 contra uma sinagoga na Tunísia em que morrem 21 pessoas incluindo dois cidadãos franceses.

Entre os acusados conta-se Khalid Sheik Mohamed, o homem que alegadamente planeou os ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001 nos Estados Unidos e que terá também estado envolvido noutros atentados de responsabilidade da Al Qaida.

Mohamed está actualmente detido pelas autoridades americanas em Guantanamo e está a ser julgado à revelia em França.

Os outros acusados são Christian Ganczarski e Walid Nawar que compareceram Segunda-feira em tribunal.

As autoridades francesas afirmam que os três homens são cúmplices do crime de tentativa de assassinato pelo ataque suicida com um camião carregado de explosivos contra uma sinagoga na ilha tunisina de Djerba em Abril de 2002.

Ganczarski declarou se não culpado de todas as acusações afirmando que a morte de pessoas inocentes o afecta profundamente.

Ganczarski é um cidadão alemão que se converteu ao islão e pensa-se que se reuniu várias vezes com o líder da Al Qaida Osama Bin Laden.

Walid Nawar é de nacionalidade tunisina e é o irmão do bombista suicida que levou a cabo o ataque de 2002.

Putin Ordena Redução de Gaz para a Europa

O primeiro-ministro russo Vladimir Putin deu ordens à companhia estatal de gás, Gazprom, para reduzir a quantidade de gás transportada através da Ucrânia para a Europa na mesma quantia que diz estar a ser desviada pelas autoridades ucranianas.

Putin deu ordens para a redução após o director da Gazprom Alexei Miler o ter informado que a Ucrânia desviou mais de 65 milhões de metros cúbicos de gás para a Europa Ocidental. Putin deu ordens à Gazprom para expandir o uso de outras rotas para compensar os seus clientes pelas perdas.

No passado dia um de Janeiro a Rússia suspendeu a venda de gás à Ucrânia numa disputa sobre preços e depois de acusar a Ucrânia de não pagar as suas contas.

Diplomatas de 27 nações da União Europeia reuniram-se Segunda-feira em Bruxelas para discutir a crise.

Entidades da União Europeia vão reunir-se Terça-feira com representantes da Gazprom.

XS
SM
MD
LG