Links de Acesso

As Últimas de Washington


As forças terrestres israelitas atravessaram a fronteira e entraram na Faixa de Gaza, assinalando a expansão da sua ofensiva contra o grupo militante palestiniano Hamas.

Testemunhas oculares afirmam que tropas israelitas, apoiadas por tanques e por heli-canhões penetraram no território da Faixa de Gaza pelo Norte, durante a noite de sábado, cercando a cidade de Beit Lahiya, havendo notícia de que se estarão a travar ferozes combates nessa zona.

Fontes militares israelitas afirmam que esta missão irá ser longa e que envolve a destruição da infra-estrutura militar do Hamas na Faixa de Gaza.

Milhares de tropas israelitas e de tanques tinham-se concentrado junto à fronteira de Gaza, há vários dias, em preparação para uma possível invasão.

Também no sábado, a aviação, a marinha e a artilharia israelita visaram, nos seus ataques, alvos do Hamas. Num desses ataques foi morto um destacado comandante sénior do Hamas. Tratava-se de Abu-Zakariya al-Jamal, a terceira destacada figura daquela organização a morrer na sequência desta ofensiva militar israelita.

Paquistaneses Prendem

Porta-Voz dos Taleban

As autoridades paquistanesas anunciaram terem prendido um destacado elemento dos Taliban, que tinha sido libertado pelo Afeganistão, em 2007, em troca da jornalista italiana, Daniele Mastrogiacomo.

As autoridades paquistanesas anunciaram a prisão de Ustad Mohammed Yasir, um antigo porta-voz do Mulah Omar, o líder dos Taliban durante a invasão americana de 2001. A detenção ocorreu na cidade de Peshwar, junto à fronteira afegã. Não é claro quando é que a detenção teve lugar.

A Índia Não Quer

Guerra com Paquistão

O primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, afirma esperar que o Paquistão tenha o bom senso de entregar os suspeitos pelos ataques terroristas contra Bombaim para ser julgados na Índia.

Singh reiterou, hoje, que a Índia não quer entrar em guerra com o Paquistão, mas que este país vizinho deve entregar os indivíduos suspeitos de terem levado a cabo os ataques de Novembro que resultaram na morte de 172 pessoas, em Bombaim.

O governo de Nova Deli afirma que os atacantes são cidadãos paquistaneses treinados no Paquistão, mas o governo de Islamabad diz não haver prova da sua nacionalidade.

Atta-Mills Foi Eleito

Presidente do Ghana

No Ghana, o líder da oposição, John Atta-Mills ganhou as eleições presidenciais por uma estreita margem, na sequência de uma votação decidida numa das regiões rurais daquele país.

A comissão eleitoral do Ghana declarou, no sábado, Atta-Mills vencedor por uma diferença de menos de 50 mil votos, depois de contados os votos na região de Tain, onde a votação teve lugar na sexta-feira, cinco dias depois do resto do país.

Mais de mil apoiantes de Atta-Mills saudaram a sua vitória em frente à sede da sua candidatura, onde o candidato vencedor proferiu o discurso de vitória, prometendo edificar um Ghana melhor e ser um líder para todos os ghaneses.

O Partido Patriótico Nacional, no governo, liderado por Nana Akufo-Addo, boicotou as eleições de sexta-feira citando preocupações de segurança. Ambas as partes exigiram investigações sobre alegadas fraudes

na votação, mas a comissão eleitoral diz não haver provas suficientes para anular as eleições.

O actual presidente John Kufuor terá que abandonar o cargo por ter cumprido dois mandatos de quatro anos. A Constituição ghanesa exige que Kufour entregue o poder ao novo presidente eleito no dia 7 de Janeiro.

Combates na Somália

Entre Islâmicos Rivais

Grupos islâmicos rivais estão a confrontar-se com armas na mão, num momento em que as tropas etíopes continuam a abandonar o país.

Militantes e residentes na cidade central de Guriel, a cerca de 400 quilómetros de Mogadixo, afirmam que sete pessoas foram mortas e que muitas mais ficaram feridas em resultado de combates entre al-Shabad, um dos mais poderosos grupos rebeldes do país, e uma milícia local.

Entretanto, na capital, militantes começaram a ocupar esquadras da polícia, à medida que as tropas etíopes prosseguem a sua retirada do país.

Vários diplomatas ocidentais tinham advertido que a retirada etíope poderia resultar num banho de sangue.

Mugabe Prepara

Novo Governo

Os órgãos de comunicação social zimbabweanos noticiam que o presidente Robert Mugabe se prepara para formar um governo mesmo se a oposição se recusar a nele participar.

O jornal "Herald" cita, na sua edição de hoje, George Charamba, o porta-voz de Mugabe, como tendo dito que o presidente começou a preparar um governo.

De acordo com aquela informação, na semana passada, Mugabe demitiu 12 ministros que perderam os seus lugares nas eleições parlamentares de Março passado.

Mugabe ficou em segundo lugar nas eleições presidenciais, mas, na segunda volta, em Junho, acabou por ganhar depois do líder da oposição, Morgan Tsvangirai, ter desistido protestando contra o assassinato de apoiantes seus.

Mugabe e Tsvangirai assinaram, em Setembro, um acordo para formar um governo de unidade nacional. No entanto, o projecto de formação de um governo não foi por diante devido a desacordos relativamente à partilha dos cargos no gabinete.

Atentado Bombista

Na Capital do Sri Lanka

As autoridades do Sri Lanka anunciaram que uma explosão registada na capital feriu, pelo menos, três pessoas, um dia depois das tropas governamentais terem capturado a sede dos separatistas tigres tamil, Kilinochchi.

As autoridades estão a investigar as causas da explosão registada este sábado, que danificou viaturas e partiu montras de lojas na área comercial de Colombo, a capital.

Na sexta-feira, um bombista suicida levou a cabo um atentado noutra área de Colombo, tendo morto três pessoas.

Relacionados

XS
SM
MD
LG