Links de Acesso

ÚLTIMAS DE WASHINGTON


O gabinete de segurança de Israel rejeitou propostas internacionais para um cessar-fogo com o Hamas na faixa de Gaza.

Um porta-voz do governo israelita disse que o gabinete estudou vários planos informais de cessar-fogo e decidiu não haver nenhum dirigente do Hamas com quem negociar.

Uma entidade oficial israelita citou o primeiro-ministro Ehud Olmert como tendo dito que esta não é a altura para um cessar-fogo mas que Israel está pronta a considerar um cessar-fogo se este garantir melhor segurança para o sul de Israel.

Na Quarta-feira pelo quinto dia consecutivo aviões israelita continuaram a atacar alvos do Hamas na Faixa de Gaza. Mísseis atingiram edifícios do governo e túneis usados para contrabandear armas e alimentos para Gaza a partir do Egipto. O Hamas continuou por seu turno a disparar mísseis contra Israel.

Quase 400 palestinianos já foram mortos nos ataques israelitas. As Nações Unidas afirmam que pelo menos 62 civis foram mortos. Quatro israelitas, três dos quais civis, foram mortos nos ataques de rockets do Hamas

Dirigentes Árabes Estudam Plano de Cessar-fogo em Gaza

Dirigentes árabes estão a considerar um plano que apela a um cessar-fogo imediato entre Israel e o grupo palestiniano Hamas na Faixa de Gaza.

O plano foi elaborado numa reunião dos ministros dos negócios estrangeiros dos países da Liga Árabe no Cairo convocada para se estabelecer uma resposta conjunta à ofensiva militar israelita.

A iniciativa prevê um cessar-fogo imediato, seguido de uma trégua a longo prazo e a abertura das fronteiras de Gaza com a presença de monitores internacionais.

Entretanto um porta-voz da Casa Branca disse que o Presidente George Bush acredita que como primeiro passo para um cessar-fogo o Hamas tem que deixar de disparar rockets contra Israel.

O presidente francês Nicolas Sarkozi convidou a ministra dos negócios estrangeiros israelita Tzipi Livni a deslocar-se a Paris Quinta-feira para discutir a situação

Gaza: Mulheres e Crianças em "Perigo de Morte"

Um destacado funcionário das Nações Unidas disse que muitos pais e crianças em Gaza fazem face a uma situação de vida ou morte devido à continuação da ofensiva israelita contra o Hamas.

O coordenador de ajuda humanitária da ONU Maxwell Gaylord emitiu uma declaração apelando a Israel para permitir a entrada de mais ajuda humanitária em Gaza.

Israel disse que vai permitir duas mil toneladas de alimentos e ajuda médica em Gaza e vai também permitir que alguns palestinianos feridos em Gaza recebam tratamento em Israel.

Mas Gaylord disse ser crucial que o posto fronteiriço de Karni seja aberto para permitir a entrada de trigo para 750 mil pessoas que recebem ajuda alimentar da ONU

Líder Terrorista Preso no Paquistão

Destacadas entidades oficiais paquistanesas disseram que um importante dirigente islâmico preso no Paquistão confessou ter estado envolvido nos ataques terroristas de Novembro contra a cidade indiana de Bombaim.

O Jornal Wall Street Journal e a agência de notícias Associated Press citaram essas fontes paquistanesas não identificadas como tendo dito que Zarar Shah reconheceu ter ajudado a planear os ataques tendo dado pormenores às autoridades paquistanesas sobre os ataques.

Shah foi identificado como sendo o líder do grupo Lashkar-e-Taiba que a Índia acusou de responsabilidade pelos ataques em que morreram mais de 170 pessoas.

Shah foi preso juntamente com outro suspeito líder do grupo, Zaki-ur- Rehman Lakhvi.

A presidência do Paquistão disse que numa conversa telefónica com o presidente dos Estados Unidos George Bush na Quarta-feira, o chefe de estado paquistanês disse que qualquer pessoa que tenha estado envolvida nos ataques a partir do Paquistão receberá uma punição severa.

Paquistão Ataca Rebeldes Junto ao Afeganistão.

Forças de segurança paquistanesas mataram pelo menos cinco pessoas e prenderam 28 suspeitos guerrilheiros numa operação para garantir a segurança da chamada rota de Khyber usada para enviar mantimentos e bens para as forças dos Estados Unidos e da Nato no Afeganistão.

Pelo segundo dia consecutivo a rota permaneceu ontem encerrada e um recolher obrigatório continua em vigor na zona.

Mais Mortos na Somália

Na Somália testemunhas disseram que pelo menos 10 civis morreram quando forças governamentais bombardearam um mercado durante combates com militantes islâmicos na capital Mogadishu.

Os combates começaram na Terça-feira quando guerrilheiros do movimento al Shabab dispararam rockets contra uma base militar.

Testemunhas disseram que as tropas governamentais ripostaram atingindo o mercado.

Entretanto as tropas etíopes estacionadas na Somália começaram a fazer preparativos para abandonar o país.

Um porta voz da al Shabab disse que o movimento continuará as suas acções armadas mesmo após a partida dos etíopes afirmando que o seu objectivo é estabelecer a lei islâmica no país

Zimbabwe: Advogados Pedem Libertação de Activistas

No Zimbabwe advogados apresentaram uma petição ao Supremo Tribunal a pedir a libertação de 17 activistas presos após as autoridades os terem acusado de tentar derrubar o governo.

Um tribunal deu ordens há uma semana para a polícia libertar os activistas mas a polícia ignorou o tribunal.

Os advogados afirmam ter provas que mais 13 activistas foram entretanto raptados de suas casas e que estão presos num local secreto em Harare.

Um porta-voz do Movimento para a Mudança Democrática na oposição disse que todos os activistas têm que ser libertados antes de recomeçar negociações com o partido no poder a ZANU-PF

Decrescem casos de Cólera no Zimbabwe

A Organização Mundial da Saúde anunciou que os últimos dados sobre a epidemia da cólera no Zimbabwe apontam para uma significativa redução da contaminação, isto apesar do número de óbitos já ter atingido 1.600 pessoas.

A OMS anunciou igualmente que mais de 30 mil pessoas foram afectadas pela cólera naquele país.

O Fundo das Nações Unidas para a Criança – UNICEF – enviou mais medicamentos e materiais logísticos para o Zimbabwe para o combate à cólera, entre os quais soros, sais minerais e luvas.

XS
SM
MD
LG