Links de Acesso

Bangladesh: Hasina Apela à Coooperação


No Bangladesh, Sheik Hasina, que venceu facilmente as primeiras eleições no Bangladesh nos últimos 7 anos, apelou à sua principal rival Kaleda Zia para que cooperasse no sentido de restaurar a democracia.

Hasina lançou aquele desafio à sua rival Kaleda Zia dizendo que estava preparada para trabalhar com todas as partes e oferecendo pastas ministeriais a membros da oposição em troca da sua cooperação. Apelou igualmente à sua opositora para que aceitasse os resultados das recentes eleições legislativas. Sheik Hasina falava na sua primeira conferência de imprensa em Daka depois da sua coligação ter conseguido conquistar mais de dois terços dos lugares no Parlamento nas eleições legislativas realizadas na sequência de 2 anos de estado de emergência. Observadores internacionais afirmaram que a votação foi livre e justa. No entanto Kaleda Zia rejeitou o escrutínio alegando que se verificou uma fraude generalizada o que provocou manifestações de rua por parte dos seus apoiantes. Sheik Hasina e Kaleda Zia lideram os dois principais partidos do Bangladesh, mas a sua rivalidade tem vindo a paralisar frequentemente o processo político e a mergulhar o país na violência. Desta feita contudo Sheik Hasina optou por um tom conciliatório afirmando que pretende instituir no país uma nova cultura política. O professor de ciências políticas da universidade de Daka, Ataur Rahman, afirma que Sheik Hasina fez o gesto acertado. Acrescentou que cabe agora a Kaleda Zia retribuir na mesma moeda de modo a construir-se uma genuína cultura democrática no país.

" Ela deve responder positivamente. De outro modo, o país perderá gradualmente a estabilidade política assim como a noção de que a democracia se baseia no compromisso e compreensão trabalhando de mãos dadas" acrescentou

Entretanto, observadores internacionais apelaram igualmente à oposição para que aceitasse o resultado das eleições e apelaram aos dois líderes para que trabalhassem em conjunto para fazer frente aos problemas com que o país se debate. Como referimos Sheik Hasina e Kaleda Zia têm dominado a política do Bangladesh nos últimos 15 anos, mas, quando uma delas se encontra na oposição tem desempenhado um papel de obstrução traduzindo-se por greves, manifestações e boicotes no parlamento. Em 2007 as eleições foram canceladas visto que os dois partidos não conseguiram chegar acordo acerca do seu formato. Desta vez contudo as duas líderes estão sujeitas a grandes pressões para fazer com que a democracia singre no Bangladesh depois de 2 anos de estado de emergência durante os quais tanto Hasina como Zia passaram vários meses na prisão acusadas de corrupção.

XS
SM
MD
LG