Links de Acesso

AS ÚLTIMAS DE WASHINGTON


O Paquistão está a movimentar milhares de soldados para a sua fronteira com a Índia devido às crescentes tensões com Nova Deli que surgiram após os recentes ataques terroristas contra a cidade indiana de Bombaim.

Testemunhas afirmaram que tropas paquistanesas se estão movimentar para leste a partir da fronteira com o Afeganistão onde soldados têm estado em luta contra militantes da al-Qaida e Taliban.

Um destacado oficial dos serviços de segurança paquistaneses que pediu o anonimato disse que "um número limitado de soldados" que não estavam envolvidos em operações tinham sido retirados de zonas afectadas pela neve na fronteira ocidental.

Anteriormente fontes militares paquistanesas tinham afirmado que tinham sido canceladas as férias dos membros das forças armadas e que o exército e a força aérea tinham sido postos em estado de alerta.

O ministro dos negócios estrangeiros indiano Pranab Mukherjee acusou o Paquistão de estar a tentar "desviar a atenção" de grupos militantes como o Lashkar-e-Taiba que a Índia acusa de ser responsável pelos recentes ataques terroristas contra a cidade de Bombaim

As tensões entre o Paquistão e a vizinha Índia têm estado a aumentar desde os ataques a Bombaim o mês passado.

Nova Delhi afirma que os atacantes eram paquistaneses, treinados e equipados por um grupo militante, Lashkar-e-Taiba, sediado no Paquistão.

LANSANA CONTE FOI A ENTERRAR

Dezenas de milhares de guineenses prestaram em Conacry as últimas homenagens ao presidente Lansana Conte.

Os restos mortais de Conte foram levados ao parlamento num cerimonial em que estiveram presentes os presidentes da Guiné-Bissau, da Costa do Marfim, Libéria e da Serra-Leoa, e o comissário da União Africana, Jean Ping.

O corpo foi trasladado de seguida para o Estádio Nacional da Guiné para uma outra cerimónia a que assistiram mais de 30 mil pessoas.

O cortejo seguiu depois para a Grande Mesquita de Conacry, e mais tarde para a aldeia natal do falecido presidente próxima da capital.

O presidente Lansana Conte morreu na Segunda-feira depois de cerca 25 anos no poder.

Enquanto isso, os militares que assumiram o poder, têm marcado para Sábado um encontro com enviados estrangeiros, e disseram pretender assegurar a comunidade internacional sobre o processo de transição.

Em Paris o Presidente do Senegal Abdelayed Wade apelou à comunidade internacional para apoiar a junta militar.

As autoridades da Guiné Bissau decretaram o luto nacional, em sinal de solidariedade para com a vizinha Guiné Conakry, no dia em que Lansana Conté foi a enterrar.

A decisão de Bissau assenta-se no facto do defunto Presidente ter aderido à causa da Guiné-Bissau, durante a luta armada de libertação nacional. O decreto declarando o luto nacional lembra que o general Lansana Conté esteve profundamente comprometido com o sucesso da luta pela independência, à qual deu pessoalmente contribuição muito valiosa.

TROPAS NIGERIANAS MATAM REBELDES

As autoridades militares da Nigéria disseram que três rebeldes foram mortos num ataque a uma instalação petrolífera.

Um porta-voz disse que o ataque ocorreu Sexta-feira na região do Delta do Níger e que o complexo não sofreu danos.

Recentemente o Movimento para a Emancipação do Delta do Níger avisou que poderia pôr termo a um cessar-fogo de três meses e recomeçar os ataques contra a indústria petrolífera.

JOVENS PALESTINIANAS MORTAS NA FAIXA DE GAZA.

Duas raparigas palestinianas foram mortas na Faixa de Gaza quando um rocket disparado contra Israel atingiu uma casa na cidade de Beit Lahiya no norte de Gaza.

O grupo Hamas que controla a Faixa de Gaza disse que está a investigar as causas do incidente em que três outras pessoas ficaram feridas.

O exército israelita disse que palestinianos dispararam Sexta-feira 10 rockets e morteiros contra Israel a partir da faixa de gaza. Não há noticias de baixas em israel.

Os ataques deram-se um dia depois do primeiro-ministro israelita Ehud Olmert ter avisado que não hesitará em dar odens para medidas militares contra o Hamas e a organização Jihad Islâmico também baseada na Faixa de Gaza.

DIRIGENTES DA AL QAIDA ESCAPAM DE PRISÃO IRAQUIANA

Entidades oficiais iraquianas disseram que pelo menos três dirigentes da al-Qaida escaparam de uma esquadra da polícia num tiroteio em que morreram seis polícias e sete rebeldes.

O tiroteio ocrreu Domingo de madrugada na cidade de Ramadi na parte ocidental do país.

Um recolher obrigatório foi imposto na cidade que está situada na provincia de Anbar que foi em tempos o coração da rebelião sunita contra as forças americanas que derrubaram o regime de Saddam Hussein

XS
SM
MD
LG