Links de Acesso

ÚLTIMAS DE WASHINGTON


Na Guiné Conackry dirigentes militares disseram ter assumido o poder após a morte do presidente Lansana Conte, mas o governo civil afirma controlar ainda as autoridades.

O Capitão do exército Moussa Camara anunciou o golpe de estado num discurso pela rádio e televisão afirmando que as forças armadas tinham dissolvido o governo e suspendido a constituição.

Camara disse que um Conselho Nacional para a Democracia e Desenvolvimento vai governar o país.

Notícias provenientes da Guiné afirmam que os militares assumiram controlo da rádio e do aeroporto internacional.

Contudo o primeiro-ministro Ahmed Tidiane Souare dise à Rádio França Internacional que o seu governo não foi dissolvido. Souare apelou à compreensão entre todos os guineenses.

Por seu turno o chefe de estado-maior do exército Diarra Camara disse à Voz da América que na sua opinião o golpe não teve sucesso.

ZIMBABWE: CRUZ VERMELHA LANÇA NOVA CAMPANHA CONTRA A CÓLERA

A Cruz Vermelha disse ter lançado uma nova campanha anti-cólera no Zimbabwe onde uma epidemia da doença já causou a morte de quase 1.200 pessoas.

A organização disse ter feito um apelo para nove milhões e 200 mil dólares para pagar a médicos, medicamentos e equipamento.

Trabalhadores de organizações humanitárias disseram que a epidemia poderá piorar durante a época das chuvas.

A ONU disse que pelo menos 1.170 pessoas já morreram da doença no país.

NIGÉRIA DIZ QUE REBELDES PREPARAM ATAQUES.

Na Nigéria as autoridades afirmaram terem provas que rebeldes na região rica em petróleo do Delta do Níger estão a preparar uma nova onda de ataques.

Um porta voz do exercito disse à Voz da América que grupos militantes estão a treinar cerca de mil novos recrutas no uso de armas e explosivos num campo no estado de Ondo no sudoeste do país.

A comunidade Arugbo desse estado negou qualquer ligação com os rebeldes.

O Movimento para a Emancipação do Delta do Níger avisou entretanto que poderá pôr termo a um cessar fogo que dura há três meses e recomeçar os seus ataques contra a industria petrolífera do país.

O presidente nigeriano Umaru Yar'Adua nomeou por outro lado o antigo secretario do governo Ufot Ekaette para chefiar o recém criado ministério do Delta do Níger que será responsável pela segurança e desenvolvimento dessa zona.

ECONOMIA AMERICANA CONTRAI

Um porta-voz da Casa Branca disse que a economia dos Estados Unidos enfraqueceu substancialmente em Outubro Novembro e Dezembro devido à crise financeira.

O porta-voz disse que o Produto Interno Bruto dos Estados Unidos contraiu em dois trimestres consecutivos o que de acordo com economistas é a definição de uma recessão.

Antes da declaração da casa branca dados oficiais indicaram que no terceiro trimestre do ano a economia americana tinha contraído meio por cento.

IRAQUE APROVA TROPAS ESTRANGEIRAS

O parlamento iraquiano aprovou uma lei autorizando a permanência no país por mais um ano de tropas da Grã-bretanha e de outros países.

A decisão vai permitir que quatro mil soldados britânicos e ainda forças Ada Austrália, Estónia e Roménia operem no Iraque até Julho.

El Salvador anunciou que vai retirar as suas tropas até ao final do mês.

A medida não engloba as tropas americanas cuja presença já tinha sido ratificada através de um acordo entre Washington e Bagdad.

ESTADOS UNIDOS VÃO CONTINUAR COM AJUDA HUMANITARIA À COREIA DO NORTE.

O governo dos Estados Unidos disse que vai continuar a fornecer ajuda à Coreia do Norte apesar do impasse nas conversações sobre o desarmamento nuclear desse país.

Um porta-voz do Departamento de Estado disse que Washington vai enviar 21.000 toneladas de ajuda alimentar à Coreia do Norte até ao final deste mês.

Os alimentos serão distribuídos através do Programa Alimentar Mundial e organizações humanitárias dos Estados Unidos.

XS
SM
MD
LG