Links de Acesso

Lansana Conté Tinha Profundas Ligações à Guiné-Bissau


O general-presidente da Guiné Conackry Lansana Conte que morreu Segunda Feira à noite chegou ao poder por via de um golpe de estado a 3 de Abril de 1984, uma semana depois da morte do fundador da Nação Guineense Ahmed Sekou Toure.

Nascido em 1934 em Moussayah Loumbaya, Conte é da etnia dos Soussou – que representa cerca de 20 por cento dos 9,6 milhões de habitantes do país.

Filho de camponeses, Conte teve a infância comum das crianças do seu país, ao estudar numa escola corânica. Estudou também em Bingerville na Costa do Marfim e em Saint-Louis no Senegal. Foi incorporado no exército francês em 1955 e enviado à Argélia. Três anos mais tarde viria a abandonar o exército francês com a patente de Sargento, para abraçar a causa da independência da Guiné-Conacry em 1958.

Esteve também na Guiné-Bissau durante a guerra de libertação daquele país como oficial de ligação do presidente Sekou Toure e o PAIGC. E foi precisamente nesta altura que Conte criou afinidades com os responsáveis políticos Bissau-guineenses e particularmente com Nino Vieira, que viria a apoiar durante o conflito de 1998 com o envio tropas para salvar o poder em Bissau.

Nos distúrbios de 2007 em Conacry, especulou-se bastante que o presidente Nino Vieira terá igualmente pago os favores em divida ao enviar tropas de Bissau para defender um presidente cujo poder estava em erosão.

Durante o golpe de Estado que depôs o então presidente Sekou Touré, Lansana Conte assumiu o poder por ter sido na altura o mais graduado dos golpistas.

Inicialmente visto como um progressista Conte não levou muito tempo para tornar-se num ditador paranóico.

Foi alvo de uma tentativa falhada de golpe de Estado em Julho de 1985 e a um motim militar em 1996.

Em 1990 Conte adoptou uma Nova constituição pluripartidária, e foi eleito em 1993 e 1998 logo na primeira volta, numas eleições sempre contestadas pela oposição e pela comunidade internacional.

Em 2001 apesar do boicote da oposição Conte leva avante uma reforma constitucional que impõe uma espécie de presidência vitalícia. Em 2003, já doente, Conte é reeleito com mais de 95 por cento de votos.

O general presidente foi vítima de uma doença prolongada que o afastou da vida política activa desde 2002 altura que passou a residir na sua aldeia natal de Wawa a 80 quilómetros no noroeste de Conacry, e ainda assim sempre determinado a controlar o poder até ao final do seu mandato em 2010.

Relacionados

XS
SM
MD
LG