Links de Acesso

As Últimas de Washington


O Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, o almirante Mike Mullen, disse a jornalistas em Cabul, no sábado, que um total de 30 mil tropas adicionais americanas poderá ser enviadas para o Afeganistão até meados de 2009.

Os EUA têm actualmente cerca de 31 mil homens a servir no Afeganistão. Mullen disse que mais será feito para promover o desenvolvimento e a governação eficaz no Afeganistão para que o reforço militar se revelar um êxito.

Recorda-se que o comandante das forças da NATO no Afeganistão, o general americano David McKiernan, pediu, pelo menos quatro mais brigadas, o que equivale a cerca de 20 mil tropas, para combater a insurreição dos taleban que está a aumentar.

Presença de Tropas Estrangeiras:

Parlamento Iraquiano Rejeita Lei

O parlamento iraquiano rejeitou um projecto de lei que teria permitido a que tropas estrangeiras permanecessem no país para além do fim do ano.

A lei não iria afectar a presença das tropas americanas, já que os EUA assinaram um acordo com o governo iraquiano no sentido de permitir que tropas americanas permaneçam no Iraque depois de expirar, a 31 de Dezembro, o mandato da ONU. A lei iria autorizar a permanência, até Julho do próximo ano, das tropas da Grã-Bretanha, Austrália, Estónia, Roménia e Salvador.

A Grã-Bretanha anunciou, recentemente, que irá retirar as suas tropas do Iraque até ao fim de Maio de 2009.

Entretanto, em Bagdade, foram libertados 23 oficiais acusados de estarem a tentar reorganizar o ilegalizado Partido Baath, de Saddam Hussein. Segundo a agência Reuters, 19 indivíduos permanecem presos, acusados de conspiração.

Israel Bombardeia

A Faixa de Gaza

Um ataque aéreo israelita contra a Faixa de Gaza resultou na morte de um militante palestiniano e feriu, pelo menos, outro. O ataque ocorreu um dia depois do grupo militante Hamas ter oficialmente declarado o fim de umas tréguas de seis meses com Israel.

Um porta-voz do exército israelita disse que o ataque aéreo se deu em resposta a um rocket que foi lançado, às primeiras horas de sábado, contra território israelita por parte de militantes palestinianos baseados na Faixa de Gaza.

Bush e Obama Querem Revitalizar

Indústria Automóvel Americana

O presidente George Bush e o presidente eleito Barack Obama exortaram as fábricas americanas de automóveis para rapidamente reestruturarem as suas empresas, agora que acaba de ter sido anunciado um empréstimo para as apoiar.

Na sua mensagem semanal pela rádio, este sábado, o presidente Bush disse que o plano de empréstimo aprovado por si dá aos fabricantes três meses para porem em prática os seus planos de reestruturação. Bush anunciou, na sexta-feira, um empréstimo de 13,4 mil milhões de dólares à GM e à Chrysler, colocando outros quatro mil milhões a partir de Fevereiro. Mas, o plano exige que sejam feitas concessões, nomeadamente reduções nos salários dos operários e dos administradores daquelas empresas.

Por seu lado, o presidente eleito Barack Obama disse, na sexta-feira, que aquelas empresas têm que tomar "medidas dolorosas" para a sua reestruturação, mas advertiu a gestão daquelas empresas de que a paciência do público americano relativamente aos gestores se está a esgotar. Obama advertiu também para o facto de não ser justo que apenas os operário tenham que suportar os custos dos cortes em perspectiva.

Irão Envia Navio de Guerra

Para a Costa da Somália

A Rádio estatal iraniana anunciou que aquele país enviou um navio de guerra para a costa da Somália com o objectivo de proteger os navios cargueiros de ataques por parte de piratas do mar.

De acordo com a notícia o navio de guerra iraniano já se encontra no Golfo de Aden.

Recorda-se que dois cargueiros iranianos foram apresados naquela área nos últimos meses. Os piratas têm ainda em seu poder um navio iraniano apresado próximo da Somália no mês passado. Em Outubro, os piratas libertaram um navio iraniano e a sua tripulação depois de teres, recebido o resgate.

Dois Russos Raptados no Sudão

No Sul da Nigéria, homens armados raptaram, este sábado, dois cidadãos russos naquele que é o mais recente caso do género na região do Delta do Níger, rica em petróleo.

As vítimas são funcionários da empresa russa de alumínios "UC Russal" e foram raptados das instalações daquela companhia, na cidade portuária de Ikot Abasi.

Mais de 200 cidadãos estrangeiros foram até agora raptados nos últimos três anos de acções violentas que se têm registado no Sul da Nigéria. Os sequestrados são, geralmente, libertados depois de serem pagos os resgates.

Um escocês, raptado naquela mesma região, há um mês atrás, foi recentemente libertado incólume.

Novos Distúrbios em Atenas

A polícia grega anunciou que cerca de 20 jovens atacaram com "cocktails" Molotov o centro cultural francês no centro de Atenas, a capital, quase duas semanas depois de a polícia ter morto a tiro um jovem de 16 anos.

A polícia refere que uma multidão partiu, também, as janelas do Instituto Francês, tendo destruído uma máquina de um multi-banco, localizada nas imediações.

O primeiro-ministro grego, Costas Karamanlis, afirma que os manifestantes estão a prejudicar a economia do país. Os comerciantes retalhista referem que os constantes distúrbios lhes custaram já mais de mil milhões de dólares em vendas perdidas.

Atentado Bombista em Moscovo

Uma explosão deflagrou num Mercado em Moscovo, na Rússia, ferindo, pelo menos, quatro pessoas.

A polícia da capital russa afirma que a explosão ocorreu próximo da entrada de uma estação de metro, na zona Sul da cidade.

Este é o segundo atentado bombista na Rússia nos últimos dois dias. Desconhece-se ainda a autoria dos atentados.

Relacionados

XS
SM
MD
LG