Links de Acesso

ÚLTIMAS DE WASHINGTON


O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, anunciou que concederá para já 13 mil e 400 milhões de dólares e em Fevereiro quatro mil milhões de dólares aos três fabricantes americanos de automóveis, exigindo no entanto em troca duras concessões.

O presidente Bush afirmou que cada segmento da indústria automóvel – trabalhadores, administradores, credores e outros – terão de fazer concessões para que o plano funcione. As companhias – General Motors, Ford e Chrysler – deverão reduzir os salários dos trabalhadores, libertarem-se dos jactos executivos e fazer alguns pagamentos aos investidores e fundos de reforma em acções em vez de dinheiro líquido.

A General Motors, a Ford e a Chrysler têm até ao fim de Março para apresentar planos para tornar as empresas viáveis no futuro ou serão forçadas a pagar rapidamente os empréstimos.

AUMENTAM TENSÕES ENTRE ISRAEL E HAMAS

O fim do cessar-fogo de seis meses entre o Hamas e Israel fez a aumentar as tensões na Faixa de Gaza.

A organização Jihad Islâmico disse ter lançado três rockets contra o sul de Isrel. Por outro lado militantes dispararam contra um o trabalhador de uma propriedade agrícola em Israel. Em ambos incidentes não se registaram baixas.

O Hamas disse que não tem planos para renovar o cessar-fogo que expirou Sexta-feira.

O ministério dos negócios estrangeiros russo expressou entretanto "grande preocupação" pela decisão do Hamas e apelou para o Hamas a reconsiderar.

ZIMBABWE: CRUZ VERMELHA DESIFECTA CASAS EM HARARE

A Cruz Vermelha Internacional disse que começou a desinfectar casas na capital do Zimbabwe, Harare, para combater a epidemia de cólera que já causou mais de 1.100 mortos.

As Nações Unidas disseram que já se registaram mais de 20.000 casos de cólera no país, sendo o maior número de casos em Harare.

ZIMBABWE: MUGABE CONVIDA TSVANGIRAI

O presidente do Zimbabwe Robert Mugabe disse ter convidado o principal dirigente da oposição Morgan Tsvangirai e o líder de uma outra facção Arthur Mutambara para prestarem juramento num governo de unidade nacional.

Mugabe revelou o convite numa reunião do comité central da ZANU-PF ao mesmo tempo que afirmava não ter a certeza se um governo de unidade pode funcionar.

Tsvangirai tinha afirmado anteriormente que vai abandonar as negociações caso membros do seu partido continuem a ser raptados.

O dirigente da oposição disse que se todos aqueles que foram raptados não forem libertados ou formalmente acusados ate ao próximo dia 1 de Janeiro então irá tomar medidas para pôr termo às negociações.

ONU QUER AJUDA DE EMERGÊNCIA PARA A SOMÁLIA

A agência de refugiados das Nações Unidas disse que espera angariar 92 milhões de dólares em ajuda de emergência para cerca de 250.000 refugiados somalis que vivem no Quénia.

Numa declaração a agencia disse que o local em Dadaab é um dos complexos de refugiados mais velhos do mundo e também um dos maiores e mais congestionado.

O campo tem três vezes mais refugiados do que a sua capacidade e milhares de somalis continuam a chegar todos os meses.

BISPOS CONGOLESES CONTRA PRESENÇA MILITAR ANGOLANA

Os bispos congoleses estão contra a presença de tropas angolanas no Kivu-Norte, afirmando que seria uma acção contraprodutiva.

Segundo o presidente da Comissão Episcopal Justiça e Paz da Republica Democrática do Congo, Monsenhor Fridolin Ambongo, as autoridades eclesiásticas duvidam da neutralidade das tropas angolanas.

Disse ainda o clérigo, que não desejam as tropas angolanas no Kivu-Norte, pela implicação directa no passado de Angola na guerra de 1998.

Angola mostrou-se disponível em enviar tropas para a província do Kivu-Norte, em caso de um mandato das Nações Unidas.

XS
SM
MD
LG