Links de Acesso

ÚLTIMAS DE WASHINGTON


O banco central dos Estados Unidos reduziu as suas taxas de juro drásticamente em 0,75 por cento em mais uma tentativa de estimular a maior economia mundial.

A taxa de juro do banco central, o Federal Reserve, está agora ao seu mais baixo nível de sempre, nomeadamente 0,25 por cento.

Numa declaração o banco disse que aspectos chave da economia como os gastos do consumidor, investimentos empresariais e produção industrial tinham voltado a caír enfraquecendo ainda mais as perspectivas económicas.

O banco prometeu fazer uso de todos os instrumentos económicos ao seu disport para reactivar o crescimento económico

PAM PEDE MILHARES DE MILHÕES DE DÓLARES

O Programa Alimentar Mundial, o PAM, apelou para a concessão de mais de 5 mil milhões de dólares para o que considerou como um " pacote de salvamento de seres humanos". A directora executiva daquela agência da ONU Josette Sheeran, fez o apelo na Índia, o país com a maior população de subnutridos. Sheeran acrescentou que sem uma rápida injecção de fundos milhões de pessoas em África, no Haiti e noutras regiões não terão que comer a partir de Março. Sete dos países prioritários do PAM encontram se em África incluindo a Etiópia, Sudão e Zimbabwe.

CÓLERA NO ZIMBABWE VAI PIORAR.

Organizações de ajuda humanitária avisaram que a epidemia de cólera no Zimbabwe vai piorar logo que começar a época das chuvas.

Um porta-voz da Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho disse que as chuvas causam geralmente cheias que levam a condições pouco sanitárias e a uma epidemia de cólera.

A ONU afirma que mais de 18.000 pessoas já foram afectadas pela doença e que milhares de outras pessoas foram afectadas na África do Sul, Moçambique e Angola.

ATENTADO CONTRA ALTO OFICIAL ZIMBABWIANO

A Imprensa estatal do Zimbabué anunciou que um comandante militar aliado do presidente Robert Mugabe foi atingido a tiro numa alegada tentativa de assassinato. O jornal "Herald" acrescentou que o comandante da Forca Aérea Perrance Shiri foi ferido a tiro numa mão. O ministro do Interior do Zimbabué disse que este incidente parece fazer parte de uma série de ataques terroristas contra altas entidades oficiais.

PIRATAS SOMÁLIS DESVIAM NAVIOS

Um cargueiro turco e um rebocador indonésio foram desviados por piratas no Golfo de Aden ao largo da costa do Yemen.

Andrew Mwangura, director do Programa de Ajuda dos Marinheiros da África Oriental disse que o rebocador trabalhava para a companhia petrolífera francesa Total e estava a caminho da Malásia quando foi desviado. A Total confirmou o incidente.

A marinha americana disse por outro lado que um cargueiro turco foi desviado no golfo de Aden. O cargueiro viajava contudo sob bandeira das Antíguas.

Este ano piratas somalis já desviaram mais de 40 navios e mantêm ainda em seu poder 15 navios e as suas tripulações.

ATAQUE AO PAQUISTÃO NÃO É OPÇÃO – ÍNDIA

O ministro da defesa da Índia disse que o seu país não está a preparar qualquer retaliação militar contra o Paquistão devido aos ataques terroristas contra Bombaim.

O ministro disse que o seu governo considera que a guerra não é uma opção como resposta ao ataque terrorista que causou mais de 170 mortos.

Esta entidade indiana negou também que o seu governo tenha decidido pôr termo ao cessar-fogo de cinco anos ao longo da chamada linha de controlo na disputada região de Caxemira.

Contudo o ministro dos negócios estrangeiros indiano disse que houve uma "pausa" nas negociações de paz entre a Índia e o Paquistão devido aos ataques a Bombaim.

O chefe da diplomacia indiana disse que o Paquistão tem que tomar medidas contra os militantes islamitas baseados nesse país acrescentando que as palavras têm que ser seguidas de acção.

ESTADOS UNIDOS OPÕEM-SE A PUNIÇÃO "DESNECESSÁRIA" DE JORNALISTA IRAQUIANO

Os Estados Unidos condenarão qualquer uso "desnecessário" da força contra o jornalista que atirou os seus sapatos contra o Presidente George Bush.

Interrogado por jornalistas sobre notícias que o correspondente Muntazer al-Zaidi tinha sido espancado após ter sido detido pelas forças de segurança iraquianas no Domingo, o porta-voz do Departamento de Estado disse desconhecer o que se passou mas acrescentou que isso seria condenado se foi realmente o que aconteceu.

O irmão do jornalista, Durgham al-Zaidi, disse que este foi espancado por forças de segurança iraquianas que o prenderam. Durgham al-Zaidi disse que o seu irmão sofreu várias fracturas e outros ferimentos.

O porta-voz do Departamento de Estado disse ser demasiado cedo para se dizer se o Presidente Bush vai pedir clemência pelo jornalista junto das autoridades iraquianas.

Zaidi recorde se atirou os seus dois sapatos contra Bush durante uma conferência de imprensa do presidente americano com o primeiro ministro iraquiano Nouri al Maliki.

XS
SM
MD
LG