Links de Acesso

Nasce Novo Partido Sul Africano


Na África do Sul um novo partido deverá ser oficialmente criado Terça-feira. Os seus apoiantes têm estado reunidos em Bloemfontein onde o novo partido, Congresso do Povo, ou COPE será oficialmente anunciado.

Um dos organizadores da conferência, o ex-ministro da defesa Monsiuoa Lekota disse que os organizadores devem fortalece a democracia e trabalharem contra as forças no poder.

“Nenhum partido tem a propriedade dos eleitores, não podendo por isso impedir que votemos por eles ou por outros ou por qualquer outro partido político” disse Lekota que acusou alguns elementos do ANC de intimidarem os apoiantes do novo partido e de tentarem impedi-los de fazerem comícios.

Os organizadores do novo partido são ex-membros do ANC que se sentiram insatisfeitos com a exoneração forcada de Thabo Mbeki enquanto lhe faltavam seis meses para cumprir o seu mandato.

A exoneração de Mbeki provocou uma vaga de indignação entre alguns membros da liderança do ANC contra o vice-presidente Jacob Zuma que em seguida foi eleito presidente.

Como chefe do ANC, Zuma é o candidato na dianteira para as próximas presidenciais no princípio do ano, continuando, no entanto, a enfrentar alegações de corrupção, que Zuma classifica de politicamente motivadas.

Zuma foi eleito com o apoio dos sindicatos laborais, do Partido Comunista e da ala esquerda do ANC .As sondagens da opinião pública indicam que os sul-africanos estão preocupados pela falta de progresso na luta contra a corrupção.

Entretanto, a liderança do novo partido afirma que cerca de 400 mil pessoas terão aderido a nova formação.

XS
SM
MD
LG