Links de Acesso

Paquistão Faz Rusga a Suspeitos de Ataque a Bombaim


Testemunhas oculares afirmam que forças paquistanesas efectuaram rusgas a um suspeito acampamento de militantes nos arredores da localidade de Muzaffarabad,no território de Cachemira, administrado pelo Paquistão.

No Paquistão as forças de segurança levaram a cabo uma operação contra um centro de um grupo islâmico que a Índia acusa de ter planeado o ataque do mês passado contra Bombaim.

Um estabelecimento dissimulado de beneficência, do ilegalizado grupo Lashkar-e-Taiba,foi identificado pela India como sendo o principal suspeito dos ataques a Bombaim.

O correspondente da Voz da América, Roshan Mughal,que visitou a localidade disse que residentes da zona disseram "ter ouvido explosões e visto os telhados das casas a irem pelos ares".

Esses residentes disseram ao nosso correspondente ter "ter visto veículos militares nos arredores da área transportando pessoas presas no acampamento".

As entidades oficiais no Paquistão não comentaram ainda publicamente o evento, mas notícias citam uma entidade oficial paquistanesa como tendo afirmado que um dos alegados planeadores do ataque a Bombaim se encontrava entre os detidos na rusga, identificado-o como sendo Zaki-ur Rehman Lakhvi, acusado de ter dado ordens via telefónica aos militantes armados que levaram a cabo o assalto a Bombaim, capital financeira indiana.

A Índia alega que os assaltantes tinham ligações com o Paquistão, o que levou a um aumento da tensão entre os dois países vizinhos. Os lideres paquistaneses têm repetidas vezes pedido provas à India, prometendo ao mesmo tempo a sua cooperação na busca dos responsáveis afim de os trazer à justiça.

O Ministro de Justiça paquistanês,Yousaf Rasa Gilani, presidiu Segunda-Feira, à primeira reunião de sempre dos chefes de segurança do seu gabinete, discutindo as crescentes tensões entre a Indica e o Paquistão no rescaldo dos ataques terroristas a Bombaim.

Num encontro com os jornalistas, o Ministro federal da Informação paquistanês, Sherry Rehman, disse que o Paquistão reiterou a sua determinação de não permitir que o seu território seja utilizado para actos terroristas, e que o ministro paquistanês ofereceu ,na reunião, inteira cooperação do Paquistão à India, tendo afirmado que dela depende a segurança e estabilidade do Sub-Continente Indiano.

Por outro lado,os Estados Unidos estão a intensificar as pressões diplomáticas ao Paquistão no sentido de uma cooperação total com a Índia por forma a trazer à justiça os responsáveis dos ataques a Bombaim. A Secretària de Estado americana, Condoleezza Rice, disse a pelo menos duas cadeias televisivas americanas não haver duvidas que o território paquistanês foi usado por agentes estranhos na preparação dos ataques letais a capital financeira indiana em que morreram mais de 170 pessoas.

Relacionados

XS
SM
MD
LG