Links de Acesso

India: Aeroportos em Alerta Vermelho


A Índia colocou vários aeroportos internacionais em situação de alerta vermelho na sequência de mensagens electrónicas contendo ameaças de ataques contra instalações aéreas em Nova Deli, Bangalore, Calcutá e Chennai e o sequestro de aparelhos comerciais.

O aumento do nível de segurança regista-se no rescaldo dos ataques terroristas da semana passada em Bombaim, que causaram a morte a cerca de 175 pessoas, e por altura do aniversario da destruição de uma mesquita.

Embora alguns especialistas de segurança ponham em duvida a autenticidade das mensagens electrónicas alertando para novos ataques na Índia, as autoridades não hesitaram. Colocaram a totalidade dos aeroportos civis em estado de alerta e procedem a inspecção mais apertada e mais frequente das bagagens dos passageiros.

As mensagens electrónicas contendo a ameaça foram enviadas a varias organizações dos meios de comunicação (incluindo a Voz da América) foram identificadas como provenientes de um servidor na Arábia Saudita.

Os analistas sublinham que não correspondem ao modelo e a linguagem de mensagens anteriores credíveis recebidas de um grupo obscuro auto denominado de Mujahideen Decão.

A Índia colocou hoje os seus principais aeroportos em estado de alerta máxima, na sequência de informações sobre possíveis ataques com aviões desviados.

O alerta foi decidido pelo ministro da Defesa, que decidiu colocar as forças armadas indianas em alerta contra qualquer ataque terrorista por via áerea.

As autoridades indianas sustentam que os ataques da semana passada foram executados por atiradores provenientes do Paquistão relacionados com a organização terrorista Laskhar-e-Taiba.

Contribuindo para a apreensão está o aniversário da destruição de uma mesquita no estado de Uttar Pradesh. A mesquita – construída pelo primeiro imperador Mughal – que foi demolida por activistas hindus a 6 de Dezembro de 1992, um acto que enfureceu os muçulmanos.

As mensagens electrónicas mencionam especificamente os aeroportos internacionais de Bangalore, de Chennai e de Nova Deli.

Os jornais indianos e a estações de televisão citam fontes sublinhando que para além das mensagens electrónicas, existem dados dos serviços secretos segundo os quais os terroristas estão a planear um assalto aos aeroportos ou mesmo sequestros de aviões.

O responsável pelo sector admite que os avisos de um ataque aéreo ao género do 11 de Setembro foram debatidos pelos responsáveis das forcas armadas.

Os meios de informação indianos adiantam terem sido colocados agentes armados em alguns voos estando disponíveis nos aeroportos cães que podem detectar explosivos.

Os passageiros passam por mais uma vistoria corporal e pela inspecção da bagagem de mão antes de entrarem nos aviões.

As agencias militares e dos serviços secretos indianos tem sido criticadas por alegações de possuírem informação – incluindo conversações telefónicas interceptadas e fornecidas pelo governo dos Estados Unidos –que no caso de terem sido acatadas poderiam ter evitado os ataques de Bombaim.

XS
SM
MD
LG