Links de Acesso

ONU: Apelo Humanitário para a Somália


As Nações Unidas lançaram um apelo humanitário para a Somália, para o próximo ano, no valor de cerca de 920 milhões de dólares para vários projectos de ajuda àquela nação leste-africana, falida e abalada pela guerra.

O objectivo das Nações Unidas é aumentar a verba de ajuda à Somália do montante anterior de 662 milhões para 920 milhões de dólares. O coordenador humanitário das Nações Unidas para a Somália, Mark Bowden, disse que o aumento reflecte a multiplicidade de novas necessidades que se apresentam assim como os custos crescentes no transporte das mercadorias para aquela região agitada pela guerra.

Segundo as Nações Unidas a situação humanitária na Somália atingiu níveis mais preocupantes desde o ano passado, tais como a crescente instabilidade e a intensificação da situação militar que deixou cerca da metade da população da zona em crise, necessitando de ajuda imediata.

Uma em cada seis crianças encontram-se severamente subnutridas nas regiões sul e centro da Somália, ainda segundo as Nações Unidas.

XS
SM
MD
LG