Links de Acesso

As Ultimas de Washington



Forcas Especiais Indianas Põem Fim aos Sequestros em Bombaim

Forcas especiais indianas puseram fim a vários dias de ocupação de um luxuoso hotel , por militantes extremistas na cidade de Bombaim, abatendo o ultimo militante que ainda resistia entrincheirado no luxuoso hotel Taj Mahal.

As forcas de segurança passam agora a pente fino, quarto a quarto todo o hotel para garantir a segurança e a evacuação do restantes hospedes, feitos reféns pelos militantes extremistas.

A tentativa de resgate dos hospedes do hotel, teve um fim esta manha, isto mais de dois dias depois dos ataques coordenados de grupos militantes contra vários alvos na cidade de Bombaim.

Cerca de 200 pessoas foram mortas nos ataques, incluindo 22 cidadãos estrangeiros.

Ontem comandos especiais indianos tinham já conseguido por fim a ocupação do hotel Oberoi-Trident assim como ao centro judaico Chabab, ambos ocupados pelos militantes extremistas.

Pelo menos 11 militantes foram mortos durante os três dias de ocupação, enquanto um terceiro encontra-se sob custodia da policia.

Funcionários indianos estão agora a tentar determinar a identidade dos atacantes, mas os serviços secretos americanos acreditam que os ataques tenham sido perpetrados pelo elementos ligados ao grupo militante, o Lashkar al Taiba , baseado no Paquistão.


Tailândia : Manifestantes Consolidam Ocupação do Aeroporto da Capital.


Na Tailândia, manifestantes anti governamentais que ocupam o aeroporto internacional de Bancoque , forcaram esta manha a policia a abandonar os postos de controlo erguidos nas imediações daquele aeroporto.

Milhares de manifestantes afectos a Aliança do Povo para a Democracia marcharam em direcção aos postos de segurança erigidos pela policia nos arredores do aeroporto internacional de Bancoque , forcando o pequeno contingente policial a abandonar o local.

O primeiro ministro da Tailândia, Somchai Wongsawat disse ontem que as forcas de segurança iriam usar todos os meios pacíficos para porem fim a ocupação dos dois principais aeroportos da cidade de Bancoque.

Aquele governante tailandes falava por sinal da cidade nortenha de Chiang Mai,onde se encontra e de onde tem seguido a distancia, a crise na capital.


Afeganistão: Líder Taleban Abatido em Ghazni

Forcas conjuntas afegans e da coligação liderada pelos Estados Unidos abateram um comandante dos rebeldes talebans, disfarçado de mulher durante uma operação contra bastiões dos rebeldes na parte central do Afeganistão.

O comando militar americano tornou publico um comunicado no qual revela que as tropas da conjuntas tinham morto Haji Yakub, e três outros militantes na provincia de Ghazni.

No comunicado dos militares lê-se ainda que as forcas da coligação estariam a interrogar um grupo de mulheres, quando descobriram no meio do grupo e disfarçado, um homem envergando uma burca.

O homem , mais tarde identificado como sendo Haji Yakub foi abatido quando tentou resistir a detenção por parte dos soldados da coligação.

De acordo com os militares, Yakub foi o responsável pelos últimos ataques bombistas suicidas na região.

Ainda no Afeganistão, as forcas conjuntas afegans e da coligação abateram na sexta feira 33 outros militantes talebans, em reacção a um ataque desferido pelos rebeldes e que teve por alvo uma patrulha, na provincia sulista de Helmand.


Somália: Líder da Oposição Apela a Uma Maior Presença Militar Africana.


O líder da oposição na Somália apelou a União Africana para que envie mais soldados para ajudarem a estabilizar aquele pais.

O líder islamista, Sheik Sharif Sheik Ahmed realçou hoje que tropas adicionais serão necessárias , uma vez que a Etiópia decidiu retirar os seus efectivos militares da Somália, ate o fim do ano.

Aquele líder da oposição reuniu-se no Quénia, com altos funcionários da União Africana, aos quais garantiu que o reforço da presença militar da organização africana na Somália, seria bem acolhido pelos somalis.

Enquanto isso, o grupo rebelde somali, Al Shabab reivindicou a responsabilidade pelo ataque a morteiros contra um complexo militar usado pelas tropas etíopes na capital Mogadiscio. Do ataque não houve entretanto danos nem vitimas a registar.

Recorde-se que Adis Abeba enviou milhares de soldados em apoio ao governo interino da Somália, que se tem batido nos últimos dois anos, contra os grupos islâmicos radicais que operam naquele conturbado pais..

A União Africana mantêm por seu lado um pequeno contingente de forcas de manutenção de paz, na Somalia.


RDC: Enviado Especial da ONU, de Regresso a Kinshasa

O enviado especial das Nações Unidas para a Republica Democrática do Congo reuniu-se hoje com o presidente congoles, Joseph Kabila, na tentativa para conseguir o fim da guerra civil na parte leste daquele pais africano.

O antigo presidente da Nigéria e enviado da ONU, Olusegun Obasanjo chegou na sexta feira a Kinshasa, isto pela segunda vez neste mês e numa altura em que os rebeldes do general renegado, Laurent Nkunda continuam a avançar, apesar dos apelos de cessar fogo na parte leste da Republica Democrática do Congo..

Obasanjo vai igualmente deslocar-se a província do Kivu Norte, para conversações com os lideres rebeldes .

Enquanto isso, funcionários das Nações Unidas confirmaram que as forcas de Laurent Nkunda conquistaram a cidade de Ishasha, junto a fronteira com o Uganda e que 13 mil refugiados congoleses fugiram para aquele pais vizinho, na sequência dos intensos combates registados na região.

A agencia da ONU, para os refugiados esta de momento envolvido numa operação de transferencia de milhares de deslocados internos congoleses para fora do campo de Kibati, perto da cidade de Goma, devido a sua proximidade aos centros de violência e dos combates opondo as forcas governamentais aos rebeldes.


Nigéria: Cristãos e Muçulmanos confrontam-se em Jos

Testemunhas na parte central da Nigéria, reportaram o registo de intensos tiroteios nas ruas da cidade de Jos, isto pelo segundo dia consecutivo, apesar dos esforços para se por fim aos confrontos étnicos e religiosos dos últimos dias, na cidade.

Pelo menos 15 pessoas foram mortas desde o inicio das escaramuças , que eclodiram na sexta feira , opondo residentes locais cristãos a muçulmanos na parte central da cidade de Jos.

Acredita-se que uma das vitimas seja um agente das forcas policiais nigerianas.

Funcionários da Cruz Vermelha nigeriana disseram que mais de 300 pessoas ficaram feridas, na sequência dos confrontos.

As autoridades impuseram o recolher obrigatório nocturno e tropas do exercito federal foram enviados para a região para tentarem controlar a nova onda de violência sectária..

Uma das testemunhas disse a agencia de noticias Reuters que os combates teem estado a aumentar de intensidade e que os soldados governamentais batem-se pela criação de uma zona tampão entre os dois grupos religiosos e étnicos rivais, envolvidos nas escaramuças.

Os confrontos terão sido despoletados por disputas em redor das eleições locais. De acordo com testemunhas, apoiantes rivais atacaram-se mutuamente nas ruas da cidade de Jos, ateando fogo a igrejas, mesquitas e residências.


Libia: Estados Unidos nomeiam novo embaixador

O departamento de estado norte americano nomeou pela primeira vez e nos últimos 36 anos, um embaixador para a Líbia, num gesto entendido de normalização das relações entre Washington e Tripoli.

Numa declaração publica feita ontem, funcionários da administração americana disseram que a designação do diplomata de carreira, Gene Gretz para o cargo, e uma garantia de que os interesses dos Estados Unidos estarão salvaguardados na Líbia, isto no quadro do período histórico vivido nas relações entre os dois países.

O senado americano tinha já confirmado a nomeação de Gretz na semana passada e o departamento de estado espera agora que o diplomata de carreira, seja empossado no cargo, no próximo dia 17 de Dezembro.

No mesmo dia em que o Senado confirmava a indigitacão de Gene Gretz para o cargo de primeiro embaixador dos Estados Unidos, na Líbia, a secretaria de estado americana, Condoleeza Rice reunia-se aqui em Washington com o filho do líder libio, Mohamar Kadafi,.

A designação daquele diplomata segue-se ao pagamento, pela Libia, de meio bilião de dólares em indemnizações as famílias das vitimas do atentado terrorista de 1988 contra um avião comercial americano na localidade escocesa de Lockerbie e do atentado bombista a uma discoteca em Berlim, ambos perpetrados por terroristas alegadamente apoiados pela Líbia.



XS
SM
MD
LG