Links de Acesso

Bush/Obama : A Transição Presidencial


O encontro na Casa Branca entre o Presidente George Bush e o presidente eleito, Barack Obama, fica a constituir o ultimo símbolo de uma transição presidencial que parece estar a avançar pacificamente.

Com os Estados Unidos a enfrentar uma crise financeira internacional e ainda envolvidos em duas guerras, existem inúmeras razoes para assegurar que a transição do quadragésimo terceiro presidente para o quadragésimo quarto seja suave.

No entanto os dois últimos presidentes democratas passaram por alguns problemas iniciais, embora ambos tivessem no Congresso maiorias democratas.

Bill Clinton levou tempo a formar a sua equipa após o sufrágio de 1992, e atolou-se imediatamente no debate político sobre a presença de homossexuais nas forças armadas.

A equipa de transição de Jimmy Carter preparou-se bem antes do sufrágio de 1976, mas não acabou com as querelas entre os adjuntos da Casa Branca ou com os conflitos com os congressistas democratas.

Para já alguns especialistas consideram que a equipa de Obama está melhor preparada para efectuar a transição e os primeiros dias de governação.

John Fortier, especialista político do American Enterprise Institute.

‘Penso que Obama tem realmente hipótese de fazer melhor, certamente melhor do que os dois últimos presidentes democratas – Jimmy Carter e Bill Clinton – que tiveram inícios atribulados embora tivessem congressos democratas.’

Os antigos presidentes Clinton e Carter tencionavam reformar o governo, e Fortier sustenta que Obama poderá ter vantagem em ter servido no Senado nos últimos quatro anos.

Tal como Clinton e Carter, Obama terá uma maioria democrata nas duas câmaras do Congresso. Os Democratas tem grandes expectativas em poder mudar rapidamente o rumo do país, ambição que poderão ter de moderar no inicio da nova administração.

Obama venceu a eleição em parte por que os Americanos desejam uma nova perspectiva sobre a economia, o principal tema da campanha deste ano.

O analista Stuart Rothenberg espera que os congressistas democratas dêem prioridade ao novo presidente na formulação da agenda económica.

Os Republicanos estão também a oferecer algumas sugestões ao presidente eleito que tal como fez Ronald Reagan quando eleito em 1980 preferiu centrar-se na recuperação económica.

Um outro sinal de esperança para a transição, a cooperação entre Obama e a Casa Branca de Bush, como destaca o especialista político, Norman Ornstein.

‘A grande novidade é que o presidente Bush deu inicio a um novo conselho de transição, e com um esforço directo de informar a equipa que foi eleita das questões de segurança nacional, logo após o dia da eleição.’

Barack Obama presta juramento como o quadragésimo quarto presidente a vinte de Janeiro do próximo ano.

XS
SM
MD
LG