Links de Acesso

Governo Conjunto no Zimbabwe


O presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, afirmou que vai formar um novo governo o mais rapidamente possível e disse esperar que o primeiro-ministro designado Morgan Tsvangirai mude a sua atitude e aceite a proposta de lideres regionais para estabelecer um governo de unidade.

Lideres regionais afirmaram no domingo que deve ser formado imediatamente um governo conjunto no Zimbabwe e que os principais rivais devem partilhar o controlo do Ministério do Interior para tentar terminar com o impasse político.

A ZANU-PF e o MDC tem tentado formar um governo de unidade nacional desde que assinaram um acordo nesse sentido no dia 15 de Setembro mediado pela SADC.

O secretario executivo da SADC, o moçambicano Tomaz Salomão, afirmou que os lideres regionais consideraram propostas para o Ministério do Interior dos três partidos afectos ao presidente Mugabe, a Morgan Tsvangirai e Arthur Mutambara.

Salomão disse que a SADC não pode adiar a formação de um governo de unidade porque existe uma disputa sobre quem fica com o Ministério do Interior.

“Estamos a lidar com circunstancias acima do normal e não podemos adiar a formação de um governo de unidade porque existe uma disputa sobre quem deve ser o ministro do Interior. E as partes vieram a SADC a quem pediram para tomar uma decisão.”

Tsvangirai afirmou que não pode aceitar a resolução da SADC e que estava triste e desapontado que a proposta do MDC para o Ministério do Interior tenha sido rejeitada. Acrescentou que não pode empenhar o seu partido num papel com responsabilidade, mas sem poder.

O presidente Mugabe nomeou unilateralmente no mês passado membros do seu partido ZANU-PF para chefiarem os Ministérios da Defesa, Inteligência e Interior.

O presidente sul-africano Kgalema Motlanthe presidiu a cimeira da SADC tendo apelado aos três dirigentes zimbabueanos para porem fim ao sofrimento no seu país.

“Desapontador que passados dois meses da assinatura do acordo de partilha do poder as partes não tenham ainda sido capazes de concluir as discussões para a formação de um governo de unidade. A liderança política deve em nome do povo do Zimbabwe e a região mostrar maturidade política colocando em primeiro lugar os interesses do Zimbabwe.”

Os lideres da SADC endossaram também a continua mediação do antigo presidente sul-africano Thabo Mbeki, que o MDC tem acusado de proteger Robert Mugabe.

XS
SM
MD
LG