Links de Acesso

As Últimas de Washington


Obama

O presidente-eleito americano, Barack Obama conta anunciar em breve, o nome do próximo secretario do tesouro do seu governo, isto a menos de 10 semanas de assumir o poder nos Estados Unidos, a braços com uma das maiores crises económicas desde a grande depressão.

Conselheiros do recém-eleito presidente disseram que Obama tem planos para se encontrar hoje, sexta feira, com a sua equipa económica, seguindo-se a sua primeira conferência de imprensa desde a sua eleição.

Entretanto, Barack Obama inteirou-se hoje, de informações confidenciais , ao receber, em audiência, responsáveis dos serviços secretos americanos.

O próprio presidente George Bush reúne-se em Washington, na próxima segunda-feira com Barack Obama para conjuntamente analisarem o processo de transferência do poder.

Enquanto isso, Rahm Emanuel, o nome escolhido para assumir as funções de chefe de gabinete de Barack Obama, confirmou hoje a sua aceitação do cargo. Emanuel foi congressista pelo estado de Illinois, durante a presidência do antigo presidente Bill Clinton.

Entretanto, fontes próximas do presidente-eleito disseram que na curta lista de potenciais candidatos ao cargo de secretário do tesouro, figuram os nomes de Timothy Geither, presidente da Reserva Federal do Banco de Nova Iorque, Lawrence Summers, que foi secretário do tesouro durante a presidência de Bill Clinton, de Paul Volcker, antigo presidente da Reserva Federal, o Banco Central dos Estados Unidos e ainda do governador do estado de New Jersey, Jon Corzine, também um antigo administrador do banco de investimentos, a Goldman Sachs.


Preços Alimentares

A Agência das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, FAO, revelou hoje que apesar da produção mundial de cereal poder atingir neste ano um nível recorde a nível mundial, a crise financeira continuará estar na origem de situações de carência alimentar.

No seu novo relatório, aquela agencia da ONU prevê um aumento da produção cerealífera mundial, dos 5.3 por cento do ano de 2007, para dois ponto dois milhões de toneladas em 2008.

Na base deste aumento de produção, ainda de acordo com a FAO estão as boas condições climatéricas nos países produtores de cereais e o aumento da área reservada ao cultivo de plantas cerealíferas, o que poderá resultar num reabastecimento das reservas mundiais de cereais, lê-se ainda no relatório daquela organização internacional.

Apesar da relativa redução do preço dos alimentos nos mercados mundiais, a FAO alerta entretanto no seu relatório, para os riscos que uma eventual subida do preço dos alimentos entre 2009 a 2010, poderia vir a ter na emergência de uma nova crise alimentar mundial.

Vaticano- Islão

Académicos católicos e muçulmanos reunidos num fórum, sem precedência, no Vaticano, prometaram trabalhar em conjunto para a protecção das minorias religiosas.

No ponto 15 da declaração final da conferencia, os 58 académicos e líderes religiosos concordaram igualmente no estreitamento da colaboração no combate a violência e ao terrorismo, especialmente quanto motivadas pela religião.

O Papa Bento XVI dirigiu-se hoje aos conferencistas, na sessão de encerramento da conferência que durante três dias reuniu académicos católicos e muçulmanos.

O Sumo Pontífice exortou os lideres de ambas as crenças religiosas a superarem as incompreensões mutuas e a trabalharem em conjunto para ajudarem a debelar a fome e a pobreza e combaterem as doenças e a violência.

O líder da igreja católica romana instou por outro lado os lideres religiosos de todo o mundo a respeitarem as liberdades religiosas de cada um e considerou a perseguição por motivos religiosos, como algo inaceitável e injustificável.

O fórum do Vaticano foi organizado em resposta aos constantes apelos de dialogo feitos em 2006, por lideres islâmicos.

Afeganistão

O comando militar americano disse estar a investigar uma alegada morte de membros da população civil, vítimas de um bombardeamento aéreo no noroeste do Afeganistão.

De acordo com as autoridades afegãos, o ataque registado hoje, matou pelo menos 15 militantes talebãs e sete elementos da população civil.

O porta-voz das forças americanas disse que se as tropas da coligação identificarem a ocorrência de vitimas civis do ataque, actuarão, pedindo desculpas e apresentando condolências.

As forças da coligação levaram a cabo o bombardeamento aéreo, contra um suposto esconderijo dos rebeldes talebãs no distrito de Ghormarch, na província de Bagdhis.

Enquanto isso, o presidente afegão, Hamid Karzai exortou hoje o presidente-eleito americano Barack Obama a fazer dos incidentes que têm resultado na morte de civis indefesos no seu país, como a prioridade do seu mandato.

Combates na RDC

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki Moon apelou a uma imediata cessação das hostilidades na parte leste da Republica Democrática do Congo, onde combates envolvendo rebeldes e unidades das tropas governamentais congolesas provocaram nas últimas semanas, mais de dez mil desalojados.

O apelo de Ban Ki Moon acontece precisamente um dia antes do secretário-geral da ONU participar numa cimeira de emergência, sobre o Congo, a ter lugar na capital queniana, Nairobi.

A missão das Nações Unidas na Republica Democrática do Congo disse que sete presidentes da região, estarão presentes na cimeira, incluindo o líder congolês, Joseph Kabila e o chefe de estado do Ruanda, Paul Kagame.

Recorde-se que o governo de Kagame tem sido acusado de apoiar os rebeldes do general renegado, Laurent Nkunda, acusação que Kigali insiste entretanto em desmentir.

Hoje, o porta-voz da missão da ONU, no Congo disse que os guerrilheiros do general Nkunda capturaram a cidade de Nyanzale, na província congolesa do Kivu do Norte, isto depois das forças governamentais terem abandonado as suas posições na cidade.

Aquele porta-voz acusou ainda as forças do general Nkunda de terem violado o cessar fogo, unilateralmente declarado por aquele general

XS
SM
MD
LG