Links de Acesso

Ressurgimento da Violência na Região Leste da RDC


A decisão para o envio de Jendai Frazer para a área reflecte a crescente preocupação dos Estados Unidos pelo ressurgimento da violência na região leste da Republica Democrática do Congo, onde dezenas de milhar de habitantes estão desalojadas, numa área onde as condições humanitárias se estão a tornar cada vez mais precárias.

A Secretaria de Estado Assistente que acaba de assistir a uma região esta semana em Nairobi sobre a situação no Iraque, deverá deslocar-se ainda hoje, quinta-feira para a capital da Republica Democrática do Congo, esperando-se que em seguida visite Kigali ou se ponha em comunicação via telefónica com os governantes do Rwanda sobre a situação no país.

A luta na região leste da Republica Democrática do Congo que tem sido esporádica como sempre, desde há uma década, intensificou-se nas últimas semanas em recontros entre o grupo rebelde, as forças congolesas e as da manutenção de paz, das Nações Unidas, apanhadas no fogo cruzado.

Durante o encontro com a imprensa, o porta voz do Departamento de Estado, Sean Mccormack, disse que a Secretaria Rice enviara Jendai Frazer apôs ter estado em contacto via telefónica com, entre outros, o Ministro belga dos Negócios Estrangeiros, Karel De Gucht.

Disse McCormack que a Secretária de Estado Assistente irá durante as suas discussões com os governantes da Republica Democrática do Congo e do Ruanda, explorar formas de abrandar as tensões na região:

'Muitas destas tensões, são o resultado da existência de vários grupos étnicos e das rivalidades entre o Rwanda e a Republica Democrática do Congo. Os Estados Unidos estão a envidar todos os seus esforços no sentido de minimizar as tensões, dando ao mesmo tempo o seu apoio político às Nações Unidas nos seus esforços para o envio de mais tropas melhor equipadas para sua missão, na região. Esta última é a tarefa das Nações Unidas que nós iremos apoiar para a sua melhor execução.'

Um comunicado do Departamento de Estado divulgado na terça-feira manifestou profunda preocupação pela deterioração da situação no leste da República Democrática do Congo, apelando a todas as partes envolvidas no sentido de respeitarem os seus empenhos assumidos nos mais recentes acordos, renunciando o uso da força.

A alta entidade oficial do Departamento de Estado disse que a AID Agencia dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, está a considerar mais ajuda humanitária para a região, mas que a luta está a tornar difícil a movimentação da ajuda.

XS
SM
MD
LG