Links de Acesso

AFRICOM e o Narcotráfico na África Ocidental


O comando militar norte americano para África, Africom, disse estar disposto a apoiar os países africanos na sua luta contra o trafico de drogas.

Um porta-voz do comando, Vince Crawley, sediado em Estugarda na Alemanha disse que o Africom pode oferecer apoio se este for pedido mas frisou que não é intenção do mesmo ter um papel de liderança nesta questão.

”O que o Africon está interessado em fazer com nações, como as que participam na conferência, e que procuram melhorar as suas capacidades, é precisamente isso, ajudá-los a melhorar essas capacidades. O nosso objectivo a longo-prazo é trabalhar com as nações africanas (para que elas) construam a sua capacidade para fazerem face aos desafios que querem resolver. Não temos soluções rápidas mas queremos trabalhar com essas nações para as ajudar a protegerem-se do modo que escolherem.”

O porta-voz disse que caso surja uma solicitação, o ramo do Africom para combate ao narcotráfico vai fomentar a capacidade de países-parceiros para programas anti-drogas e actividades de reforço da legalidade, acrescentando que treino e equipamento são os meios primários de assistência.

Vince Crawley disse ainda à Voz da América que os Estados Unidos estão preocupados com o tráfico de drogas na África Ocidental porque as redes envolvidas nesse comércio podem facilmente envolver-ser noutros ramos de contrabando.

O comando africano do Pentágono, o Africom, está operacional desde o início do mês . Este comando ao contrário dos outros comandos regionais das forças armadas americanas opera em estreita ligação com outras agências civis do governo americano viradas para a ajuda externa e não tem de momento quaisquer tropas operacionais sob seu comando directo.

XS
SM
MD
LG