Links de Acesso

Angola: Equipa Prepara Visita Papal em Março


Luanda, 27 Out. 08 - Uma equipa do Vaticano chega a Luanda nos próximos dias para aprimorar aspectos organizacionais e de conteúdo relacionados com a visita, em Março do próximo ano, do Papa Bento XVI, declarou o Núncio Apostólico em Angola, Ângelo Becciu.

A visita do Papa Bento XVI a Angola, agendada para Março de 2009, vem em resposta a um convite formulado pelo chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, e prelados da Igreja Católica angolana.

O Núncio Apostólico Ângelo Becciu afirmou, em conferência de imprensa, que a visita de Bento XVI servirá para apoiar os crentes na missão de evangelização, bem como encorajá-los no processo de consolidação da paz e desenvolvimento social e económico.

«A vista do Santo Padre parece como que merecida, depois de inumeráveis sofrimentos deste paciente e crente povo angolano, e será, com certeza, sinal de encorajamento a prosseguir pelo caminho já enveredado da paz e do desenvolvimento sócio-económico».

Na ocasião, o Bispo de Kaxito, Don António Jaka, considerou ser importante antecipar a preparação espiritual e mobilização dos fiéis para uma colaboração activa na altura da visita de Bento XVI.

Dom António Jaka sublinha ainda que esta visita, para além de ser considerada como uma bênção para os fiéis, pode permitir a resolução de algumas problemas nas comunidades.

Ressaltou também que esta visita terá um significado de maior no aprofundamento da democracia em Angola e reconhecimento das conquistas que têm sido alcançadas a todos os níveis.

«Creio que o Papa vem antes de mais confirmar os crentes na fé mas ao mesmo tempo para que nós os angolanos possamos encontrar um incentivo, uma ajuda grande no sentido de fortalecer a nossa democracia também,” dizia o Bispo de Kaxito, Dom António Jaka acrescentando “É um reconhecimento de que é um país que precisa da visita de um Papa, que está em estabilidade, está em condições de o acolher e dar ao mundo uma resposta (...) que nos comportemos de maneira digna daquilo que nós somos como povo».

A ultima visita de um Papa a Angola teve lugar a 4 de Junho de 1992, quando o então Papa João Paulo II se deslocou a Angola, numa altura em que o país se preparava para realizar as primeiras eleições legislativas da sua história, com o termo da guerra civil acertada nos acordos de Bicesse assinados em 31 de Maio de 1991.

O programa da visita papal ainda está por definir. (Visão Angola)

XS
SM
MD
LG