Links de Acesso

Obama e McCain Prometem Apoiar Programas de Saúde a Nível Mundial


Os dois principais candidatos presidenciais norte-americanos (Barack Obama e John McCain) prometeram apoiar investimentos na Saúde a nível mundial. Afirmaram que aumentarão os fundos para reduzir as mortalidade materna e infantil e para combater o HIV / SIDA, a Tuberculose e a Malária.

O Partido Democrático diz que uma administração Obama irá trabalhar para ajudar a que sejam alcançados os objectivos do programa das Nações Unidas Desenvolvimento do Milénio, no que se refere a reduções dramáticas dos níveis de pobreza e melhorias na saúde das mulheres e crianças nos próximos sete anos.

O senador Obama reiterou esse empenhamento quando falava para a ONE Campaign – uma campanha não-partidária para tornar a saúde global e a pobreza extrema, prioridades da política externa nas eleições de 4 de Novembro próximo. Disse Obama: "Tenho uma Avó que vive numa pequena aldeia em África sem água canalizada ou electricidade, que tem sido devastada pelo HIV / SIDA e que é constantemente afectada pela malária. Isso são coisas que eu compreendo intimamente e pessoalmente e vamos tornar o desenvolvimento no mundo uma das principais prioridades da administração Obama."

Uma das propostas e um esforço global chamado Infra-estruturas de Saúde 2020, que irá alistar a ajuda das principais nações industriais do mundo a fortalecer os cuidados de saúde em todo o mundo.

Peritos em desenvolvimento creditam a administração Bush pelo seu empenhamento no Fundo Global para Combater a SIDA, Tuberculose e Malária e pelo ambicioso Plano de Emergência para a diminuição da SIDA, conhecido pela sigla inglesa PEPFAR. O Congresso dos Estados Unidos autorizou recentemente 50 mil milhões de dólares para apoiar programas contra o HIV/SIDA, Malária e Tuberculose para os próximos cinco anos.

O senador John McCain disse que apoia um aumento de fundos para o esforço que classificou por uma das melhores iniciativas internacionais dos Estados Unidos. McCain explicou a sua posição na ONE Campaign: "Continuarei muitos dos programas que a administração Bush está a levar a cabo: continuação do financiamento para combater o HIV / SIDA, encorajar pessoas como milionários e investidores americanos (Bill Gates e Waren Buffet) a continuarem-se empenhados na forma magnífica como têm ajudado financeiramente....penso que a América está a ajudar pessoas que são menos afortunadas que nós e tudo farei para que possamos aliviar algumas das dificuldades incluindo o apoio ao fornecimento de água potável."

O senador McCain disse também que encorajará uma maior competição no mercado para fazer baixar o custo dos medicamentos para o HIV/SIDA e outras doenças incluindo a malária – um dos principais factores de morte de crianças com menos de cinco anos em África.

Ambos os candidatos apoiam iniciativas globais de educação. O senador Obama apoia um Fundo Global de Educação no valor de dois mil milhões de dólares para fornecer instrução primária gratuita a todas as crianças do mundo: "É bom para a segurança nacional e o desenvolvimento em todo o mundo. Em países como a Indonésia ou o Quénia, criar uma escola não custa muito dinheiro e pode ter grandes ramificações".

Activistas de desenvolvimento apoiam propostas para o aumento da assistência ao mundo em desenvolvimento. Nesta altura da campanha, alguns afirmam que apenas uma coisa pode influenciar esse apoio – a continuação da crise económica que poderá enfraquecer as economias ocidentais e levar a liderança mundial a encolher-se.

XS
SM
MD
LG