Links de Acesso

Os Mercados Financeiros Continuam Sob Imensa Pressão


Os mercados financeiros continuam sob imensa pressão para venderem acções enquanto o índice Dow Jones caiu quinta-feira mais sete por cento, baixando para os 8579 pontos, o valor mais baixo nos últimos cinco anos.

A maioria das vendas de acções aconteceu no final do dia durante uma sessão onde se viu muita volatilidade. O índice Dow Jones fechou ao seu mais baixo nível desde 2003. Aquele índice caiu 37 por cento ou mais de 5000 pontos em relação ao seu índice mais elevado de todos os tempo exactamente há um ano atrás.

David Gertz é um corretor da High Mark Funds.

“Não queremos que o medo domine o mercado. E estamos a chegar a esse ponto onde o sentimento é um factor muito alto”.

Scott Nations, da Bolsa de Mercadorias de Chicago, afirmou que os mercados estão desapontados pelo facto de levar ainda várias semanas até que o governo americano tenha possibilidades de usar os 700 mil milhões de dólares para comprar o chamado crédito mal parado.

“A intervenção dos 700 mil milhões de dólares pode ser exactamente a medida certa. Mas se levar 45 dias para que esse dinheiro entre no sistema, então vamos estar paralisados durante 45 dias”.

Foi a sétima perda diária consecutiva na Bolsa de Nova Iorque. O petróleo ficou-se nos 86 dólares o barril e o ouro baixou 20 dólares passando uma onça a custar 886 dólares.

O presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, que participa na reunião dos ministros das Finanças do G-7, afirmou que serão discutidas formas de descongelar os mercados de forma a que possa recomeçar as transacções normais.

“O que vemos em algumas dessas instituições financeiras, mesmo que possuam uma boa base de capitais, é que não tem a liquidez que lhes permita responder rapidamente as pessoas que querem tirar dinheiro do sistema”.

O secretario americano do Tesouro, Henry Paulson, tenciona também convocar uma reunião especial no sábado dos ministros das Finanças e dos governadores dos bancos centrais de 20 países industriais e em desenvolvimento.

XS
SM
MD
LG