Links de Acesso

As Últimas de Washington


O valor das acções nas bolsas mundiais caiu, um a um, na segunda-feira, enquanto aumentavam receios de que a actual crise financeira irá fazer cair mais instituições daquele sector do investimento.

Nos EUA, o indicador industrial Dow Jones caiu mais de sete por cento durante as transações do dia, antes de ter recuperado perto do fecho, encerrando com uma perda de três e meio por cento.

Pela primeira vez em quatro anos, o Dow Jones fechou abaixo da marca dos dez mil.

Os principais mercados europeus sofreram a sua pior performance num só dia, enquanto que o principal índice japonês atingiu o seu valor mais baixo dos últimos quatro anos.

O Brasil suspendeu as suas transacções depois do seu principal indicador ter caído dez por cento, enquanto que as autoridades russas disseram que a sua bolsa de valores registou a sua maior queda de sempre registada num só dia.

"AngolaGate": Filho de Mitterrand em Tribunal

O filho do falecido presidente francês, François Mitterrand, e outras destacadas figuras políticas dos anos 90 vão ser julgadas num caso de venda ilegal de armas a Angola.

O julgamento começou na segunda-feira, em Paris, (ver outros destaques) e o filho de Mitterrand, Jean-Christophe, e 42 outras figuras são acusadas de terem participado no tráfico de perto de 800 milhões de dólares de vendas de armas a Angola, entre 1993 e o ano 2000, em violação do embargo imposto pelas Nações Unidas.

Violência Mata 15 na Somália

Testemunhas oculares na capital da Somália afirmam que, pelo menos, 15 pessoas foram mortas no mais recente confronto entre rebeldes islâmicos e forças governamentais.

Residentes de Mogadixo afirmam que os rebeldes abriram fogo de artilharia, na segunda-feira. Contra o palácio presidencial, o que levou soldados governamentais a ripostarem.

A maior parte das vítimas mortais ocorreu quando um dos morteiros caiu no mercado de Bakara, em Mogadixo, cenários de muitos outros confrontos entre as partes beligerantes.

Um comunicado conjunto, assinado por 52 organizações não-governamentais condena a violência e criticaram rebeldes de forças governamentais de estarem a fazer um uso desproporcionado da força.

Terramotos no Tibete e Kirguistão

Órgãos de informação oficiais chineses noticiam que um terramoto que abalou a região oriental do Tibete, na segunda-feira, matou, pelo menos, nove pessoas.

Também, no Kirguistão, país que faz fronteira com a China, um poderoso terramoto destruiu por completo uma aldeia, matando pelo menos 72 pessoas e ferindo mais de cem.

Relacionados

XS
SM
MD
LG