Links de Acesso

Zimbabué, o Apelo a Mbeki


No Zimbabué, o Movimento para a Mudança Democrática, MDC, principal partido da oposição, pediu ao ex-Presidente sul-africano, Thabo Mbeki, para ajudar a quebrar o impasse nas conversações de partilha de poder com o partido do Presidente Robert Mugabe, a ZANU-PF.

Até agora, o MDC e o Partido ZANU-PF não foram capazes de chegar a acordo quanto à distribuição dos postos de gabinete no governo da unidade nacional.

Um responsável da oposição, Eddie Cross, disse à Voz da América que é inaceitável que o Presidente Mugabe esteja a exigir o controlo dos postos ministeriais mais importantes, entre os quais, o das Finanças, Negócios Estrangeiros, Interior, Defesa, e das Autarquias.

Todavia, o negociador-chefe do Partido ZANU-FP, Patrick Chinamasa, disse hoje, quarta-feira, à Agencia Noticiosa Francesa, que não existe qualquer impasse nas conversações de partilha de poder e que as partes envolvidas estão empenhadas no prosseguimento das mesmas.

No mês passado, Thabo Mbeki ajudou as duas formações políticas zimbabueianas a chegar ao histórico entendimento de partilha de poder, na sua qualidade de intermediário das conversações interpartidárias, nos termos do mandato dos 15 países da Comunidade para o Desenvolvimento da Africa Austral (SADC).

No âmbito do entendimento bipartidário, Mugabe continua na presidência, enquanto o líder oposicionista, Morgan Tsvangirai, se torna Primeiro Ministro.

XS
SM
MD
LG