Links de Acesso

Nigéria: Duas Vertentes para Conter Violência


O presidente nigeriano, Umaru Yar’Adua, afirmou que a sua estratégia de duas vertentes para conter a violência na região petrolífera do Delta do Niger é a melhor para o país. Yar ‘ Adua garantiu aos nigerianos que a economia está no “bom caminho” fortalecida pelos altos preços internacionais do petróleo.

No seu breve discurso pela televisão, para assinalar o quadragésimo oitavo aniversário da independência da Nigéria, o presidente Yar’Adua afirmou estar empenhado num plano de desenvolvimento infra-estrutural para responder as queixas das comunidades empobrecidas do Delta, enquanto prosseguem as negociações com aqueles que descreveu como os maiores detentores do dinheiro.

“ Por forma a focarmos de uma maneira correcta os nossos esforços em encontrar uma solução duradoura para a crise na região do Delta do Niger, temos mantido um empenho construtivo com os maiores detentores do dinheiro. Nesse sentido criamos um Ministério para o Delta do Niger, para executar o Plano de Desenvolvimento do Delta do Niger. Estamos confiantes de que essa é a melhor forma de enfrentar os desafios para o desenvolvimento de infra-estruturas físicas e capital humano que a região necessita.”

O presidente Yar’Adua não tem conseguido pacificar o Delta do Niger onde prosseguem os ataques a alvos petrolíferos.

O governo nigeriano desencadeou vários golpes contra a violência. Mas as populações do Delta dizem ter visto muitas promessas de desenvolvimento irem por água abaixo e que a resposta militar não parece estar a funcionar.

Forças de segurança prenderam centenas de suspeitos militantes em operações militares, que principiaram na semana passada, depois de militantes terem posto fim a uma série de ataques e declarado um cessar-fogo no dia 21 de Setembro.

Inundado por grandes receitas geradas pela subida dos preços internacionais de petróleo, o presidente Yar’Adua afirmou que a economia nigeriana está no bom caminho.

“Compatriotas, a nossa economia está no bom caminho com um índice médio de crescimento de cerca de 6,9 por cento, um índice de inflação de um dígito, reserves externas de cerca de 63 mil milhões de dólares e o naira apreciando rapidamente contra as grandes moedas. Isto é consequência das nossas políticas destinadas a manter uma relativa estabilidade e predictabilidade no ambiente macro-economico da Nigéria.”

Yar’Adua que tomou posse há 15 meses- prometendo reformas e o respeito pelo primado da lei - tem lutado para cumprir as suas promessas, em termos de melhores estradas, melhor segurança e acima de tudo, mais electricidade.

Com uma população três vezes maior do que a da África do Sul, a Nigéria tem cerca de 20 vezes menos electricidade.

XS
SM
MD
LG