Links de Acesso

EUA: O Mais Antecipado Debate da Campanha


A crise financeira continua a dominar a campanha presidencial, mas esta semana o grande mote vai ser o debate dos candidatos à vice-presidência.

É esta quinta-feira, que Sarah Palin pelos republicanos e Joe Biden pelos democratas, se encontram no primeiro e único debate televisivo entre eles.

O frente-a-frente acontece menos de uma semana após o primeiro debate dos senadores e candidatos a Casa Branca, John McCain e Barack Obama. As expectativas são enormes, sobretudo em relação à governadora do Alasca, Palin, recentemente chegada ao pódio da política nacional. Para além de que será o teste mais duro até à data da governadora Palin.

Quando McCain anunciou a sua escolha, Palin deu nova energia aos conservadores dentro do Partido Republicano. Mas, em recentes entrevistas à televisão, Palin pareceu por vezes insegura, dando respostas hesitantes.

Alguns comentadores conservadores sugeriram que ela não terá as qualificações para assumir o cargo de vice-presidente. Palin respondeu aos críticos durante uma entrevista à cadeia de televisão CBS News: "Estou não só preparada, como tenho vontade e capacidade para servir como vice-presidente do senador McCain, caso os americanos nos abençoem e nos derem o privilégio de os servirmos."

O senador McCain continua a insistir que o entusiasmo que Palin criou no seu partido ultrapassa as preocupações sobre a sua falta de experiência em políticas nacional e internacional.

"Tenho muito orgulho no entusiasmo gerado pela governadora Palin, dentro do nosso partido e em todo o país. É um nível de entusiasmo e excitação que francamente nunca tinha antes visto.

Palin faz face a um experimentado Senador Joe Biden de Delaware.

Biden foi eleito pela primeira vez em 1972 e tem anos de experiência na comissão do Senado para Relações Internacionais, a responder a questões do foro internacional.

Biden é um acérrimo defensor partidário, que levou a cabo duas campanhas para a Casa Branca, nenhum delas com sucesso, e que é agora o principal, atacante no campo de Barack Obama.

"Não me diga quem está do lado da classe média, que tenta sobreviver. Não é George Bush. Não é John McCain," afirmou Biden. O senador tem uma tendência para cometer erros verbais e no passado foi criticado por falar demasiado.Mas poderá ser a governadora Palin quem mais terá a provar.

Bruce Miroff, analista político da Universidade de Nova Iorque, em Albany diz: "Ela está de facto em foco. Quanto a Biden vamos estar atentos às suas gaffes e coisas do género. Mas o centro do debate estará esmagadoramente sobre Palin, e se ela consegue mostrar que faz parte da mesma liga política, ou se ela está de fora."

A curiosidade sobre Palin cria grande expectativa sobre o debate.

Mas, Larry Sabato, da Universidade de Virgínia, nota que historicamente os eleitores não tomam uma decisão baseada na forma como se sentem em relação ao candidato à vice-presidência.

"Quando estes eleitores independentes decidirem eles vão escolher entre dois homens, e um deles irá sentar-se no Salão Oval. Esse é que é o foco da campanha."

Após o debate de quinta-feira, ficam mais dois debates entre os candidatos à presidência...Obama e McCain. Um a 7 de Outubro, no Tennessee, e o último, a 15 de Outubro, em Nova Iorque.

Pedro Pires presidente cabo-verdiano fala das eleições presidenciais americanas. O interesse destas eleições em África é tão grande, que ate mesmo os chefes de estados africanos não ficam indiferentes.

Hoje vamos ouvir a opinião do presidente cabo-verdiano Pedro Pires, em declarações à colega Carol Castiel, do serviço Inglês. Pedro Pires considera estas eleições como o momento de mudança para uma América mais justa e mais democrática.


XS
SM
MD
LG