Links de Acesso

Conferência da Agência Nuclear das Nações Unidas


A conferência anual da Agência Nuclear das Nações Unidas abre hoje, segunda-feira, em Viena, enquanto a Síria e o Irão intensificam os seus esforços no sentido de alcançarem maior influencia no seio da organização, e ainda, a indignação islâmica contra o programa nuclear de Israel.

Participam na conferência de uma semana da Agência Atómica Internacional 145 países membros que têm na agenda a elaboração de um plano alargado sobre uma serie de questões políticas, desde a proliferação nuclear à utilização da tecnologia nuclear no campo da medicina aplicada.

Este ano espera-se que as nações islâmicas pressionem por medidas concretas no sentido de colocar o programa nuclear israelita sob controlo internacional. Acredita-se largamente que Israel seja o único país no Médio Oriente que possua armas nucleares, rejeitando, todavia, abertamente, inspecções internacionais.

Outro assunto na agenda da conferência, muito provavelmente, será a candidatura da Síria e do Irão para membros da Agencia Atómica Internacional.

Entretanto, o enviado americano às conversações nucleares, Christopher Hill, desloca-se à Coreia do Norte ainda esta semana num esforço tendente a reavivar os periclitantes esforços internacionais tendentes a convencer Pyongyang a abandonar o seu programa nuclear.

O adjunto do porta voz da Casa Branca, Robert Wood, disse que Hill parte ainda hoje, segunda-feira, numa digressão fazendo escalas em Seul, Pequim e Tóquio, como parte do esforço tendente a reavivar o processo negocial sobre as armas nucleares.

Espera-se que o enviado americano se encontre amanhã, terça-feira, com o seu homólogo sul-coreano, Kim Soon, não sendo, todavia, imediatamente claro quando o diplomata americano se descola a Coreia do Norte.

XS
SM
MD
LG